O Itamaraty e o Ministério da Agricultura decidiram criar, juntos, uma estratégia para minar os argumentos da União Européia e dos Estados Unidos em favor de seus subsídios agrícolas entre os próprios consumidores europeus e americanos. O alvo foi escolhido pontualmente: as donas de casa. Dentro de, no máximo, quatro meses, artigos que mostram o quanto elas pagam a mais por um produto local subsidiado serão publicados em revistas destinadas justamente a esse público.
O embaixador Mário Vivalva, diretor-geral do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty, explicou que essa iniciativa faz parte de uma estratégia de explorar nichos de mercado no exterior para a promoção de produtos brasileiros e de conquistar de aliados na campanha do País contra as barreiras e mecanismos que restringem as suas exportações.
Conforme explicou, no caso das publicações para as donas de casa americanas e européias, o Ministério da Agricultura deverá preparar os artigos nos quais será ressaltado o quanto seria mais barato comprar produtos importados do Brasil, que não são subsidiados. Os textos serão traduzidos pelo Itamaraty.
De avião
Essa proposta foi antecedida pela publicação, neste mês, de artigos sobre o Brasil e seus produtos de exportação em 15 revistas de bordo de companhias aéreas de diferentes regiões do mundo. A idéia surgiu a partir da informação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) de que, anualmente, 1,5 bilhão de pessoas viajam em avião – um público formado majoritariamente por empresários, turistas e formadores de opinião.
O departamento pediu que as embaixadas do Brasil colhessem todas as revistas de bordo, fez uma seleção prévia e bancou as publicações. O passo seguinte será publicar artigos específicos sobre produtos brasileiros, elaborados em parceria com setores interessados. Também faz parte desses planos investir nas publicações em revistas de empresas de cartões de crédito.