A redação é uma das provas mais temidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa neste final de semana em todo o Brasil. O desafio de produzir um bom texto, com bons argumentos, será encarado já no domingo (4), junto com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas (serão 90 questões e o texto de 30 linhas).
Os temas da redação do Enem costumam seguir três eixos: meio ambiente, sociopolítico e cultural ou comportamental. É importante que o estudante esteja atento a alguns fatos relevantes que levem a esses eixos e datas históricas expressivas, como por exemplo, 30 anos da Constituição do Brasil, 50 anos da revolta de 68 iniciada na França, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 130 anos da abolição da escravidão e 50 anos do assassinato de Martin Luther King.
Além desses, outros temas bombaram na internet e podem surgir como título da redação: Eleições, Fake news, Refugiados, Crise/greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo, Sistema carcerário, Reforma trabalhista, Bullying e Obesidade.
“Você sabe falar sobre esses temas, tem argumentação a respeito? Seria bom contemplá-los em seus estudos. Eles podem cair na prova de redação ou de qualquer outra matéria”, sugere a coordenadora de produção de texto do Colégio Bom Jesus, Cleuza Cecato.
De acordo com a professora Cleuza, “não existe o melhor jeito!” de se fazer uma redação. No entanto, ela dá um conselho. “Na hora da prova, não é o momento de testar nada de diferente. É hora de aplicar a estratégia a que melhor se adaptou durante a preparação e que, na sua opinião, passou mais segurança. Inovar neste momento pode comprometer o conteúdo e as ideias ou levar o candidato a extrapolar o tempo disponível”, disse.
Para fazer uma boa redação em concursos diversos e no Enem, é preciso praticar. “O que dá desenvoltura para escrever é escrever, ler, estar atento aos assuntos da atualidade, criar argumentos, defender ideias, provocar e concluir”, aconselhou
Dicas
O Enem será aplicado para 5,5 milhões de candidatos. A professora de gramática e redação do Colégio Renascença, Gabriela Ferraz Granja, compartilhou algumas dicas para quem procura fazer uma boa redação.
Relacione – O Enem sempre trata de um problema social brasileiro na proposta de Redação. Assim, mesmo que o aluno use um exemplo de outro país, é preciso deixar claro sobre o que está falando e, mais importante, o fato deve fazer sentido para a construção argumentativa. Ou seja, mostrar outras referências é positivo desde que estejam relacionadas à proposta, concordando com todas as partes da dissertação.
Utilize a Quadra de Ouro – Na redação do ENEM, é necessário apresentar uma medida que solucione ou atenue o problema social relacionado ao tema. Para isso, a educadora ensina que o candidato deve utilizar a “Quadra de Ouro”: o que será feito para tal problema, quem fará, como será feito e o que está sendo esperado. Dessa maneira, fica menos confuso produzir uma intervenção profunda e, ainda assim, objetiva.
Norma Culta – A professora indica que o candidato opte sempre pela norma culta de acentuação e pontuação. É importante lembrar que a faixa de nota leva em consideração até quatro desvios de linguagem (200 pontos), mas quando aumenta para cinco, a correção fica abaixo da margem – por isso, atenção para erros desnecessários ou por falta de atenção. Caso o aluno esteja em dúvida sobre a ortografia, é preferível reescrever a frase utilizando um sinônimo ou palavra mais simples.
Tangenciamento do tema – O aluno deve prestar atenção ao redigir sobre o tema e não sobre um aspecto geral do problema proposto. De maneira direta, tangenciamento do tema é quando a pessoa se aproxima do que foi proposto, mas não adentra na questão – fica quase lá. Por isso, é importante ler e entender qual é a intervenção proposta. Por exemplo: “A importância da reciclagem de plástico para a vida marinha” não compreende falar sobre a sustentabilidade em geral. É preciso se atentar ao tema.
Esqueça sua redação (por um tempo) – Após terminar a redação, vale a pena se afastar do texto antes de reler e passar a limpo. Esse tempo permite que o aluno seja mais crítico na autocorreção. Assim, a dica é: deixe para reler e reescrever o texto por último