Para os apreciadores mais ferrenhos não tem dia certo. Mas a gastronomia internacional comemorou na quarta-feira passada o ?Dia do Macarrão?. A data de 25 de outubro festeja foi escolhida, em 1995, no I Congresso Mundial de Pasta, pelos fabricantes de macarrão de diversos países que estavam presentes em Roma.

continua após a publicidade

Ninguém sabe ao certo a verdadeira origem do macarrão. Tão logo o homem se deu conta que podia moer certos tipos de cereais e que ao misturá-los com água podia obter uma massa que podia ser cozida ou assada, surgiu então o macarrão. Já fazia sucesso na antiguidade e prova disso é a existência de relatos em textos antigos, até de assírios e babilônios, sobre a existência de uma pasta cozida à base de cereais e água, cuja data remonta a 2.500 a.C. A primeira referência e mais próxima ao ocidente do macarrão cozido está no Talmud de Jerusalém, o livro que traz as leis judaicas, do século V antes de Cristo. O itriyah dos antigos hebreus era uma espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas. Na Roma antiga, século VII antes de Cristo, comia-se uma papa de farinha cozida em água, chamada pultes. Com legumes e carne eram chamadas de puls púnica. Com queijo fresco e mel, puls Julia. Porém, na versão mais comum, o macarrão teria chegado ao ocidente pelas mãos de Marco Polo, mercador veneziano que visitou a China no século XIII. Entretanto, na Itália, já em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de bens de um soldado genovês de nome Ponzio Bastione. A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari,de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado. O termo macarrão foi usado na Idade Média para indicar vários tipos de massas.

A versão mais aceita pelos historiadores faz referência aos árabes, que seriam os pais do macarrão, levando-o à Sicilia no Século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana.

Uma certeza: a partir do Século XIII, os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Tanto é que inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos. Nesta época os italianos incorporaram ao macarrão um ingrediente nobre: a farinha de grano duro, que permite o cozimento correto. É, portanto, graças aos italianos que o hábito de comer massa tornou-se popular. Foram eles também que usaram os tomates, vindos da América para o preparo de suculentos molhos.

continua após a publicidade

Quem trouxe o macarrão para o Brasil foram os imigrantes italianos no final do século XIX. Nessa época a pasta, como é conhecida na velha bota, era preparada artesanalmente. Hoje pode ser encontrado aos montes e em diversas marcas e o que é melhor, em qualquer supermercado. Porém existem algumas famílias que ainda cultivam a tradição da macarronada na casa da mama ao domingos, onde muitas vezes a massa é preparada como antigamente. Mas aqui, apesar da tradição italiana trazida pelos imigrantes e pelo fato de possuir um custo acessível, há um consumo de somente seis quilos de massa per capita/ano. Está longe da recordista Itália, com seus 28 quilos por habitante/ano.

E como hoje é domingo, podemos nos inspirar na data, entrar no espírito italiano e começar a tentar diminuir essa diferença, preparando um almoço especial nesse domingo de eleição. Com algumas sugestões apetitosas, que nossos chefs estão apresentando. Como essa interessante e curiosa combinação de massa com gengibre, proposta pelo premiado chef Sérgio Arno, do restaurante La Pasta Gialla (escolhido pela Revista Gula como o melhor italiano de Curitiba em 2005). O Tagiolini ao gengibre permite o suave sabor da especiaria, sem tomar conta do prato, que ainda tem no molho brócolis, azeitonas e tomates.

continua após a publicidade

E se misturarmos milho e leite de coco no molho, o que pode dar? Outro sabor inusitado, conforme receita proposta pela Sococo, que costuma sugerir aos seus clientes a utilização do leite de coco em diversos pratos. Nesse Talharim ao Paladar, ainda são misturadas tiras de presunto e a massa é levada ao forno, para gratinar. O resultado final é muito interessante.

De família italiana, João Lellis só poderia ser especialista em massas. O proprietário da Lellis Trattoria também tem uma sugestão de dar água na boca para essa nossa homenagem ao ?Dia do Macarrão?. Propõe um Spaghetti com frutos do mar, explicando, detalhadamente, como fazer para juntar com a mesma massa, camarões, lulas, polvo, vôngoles e mariscos. Isso e um bom vinho branco e se tem a garantia de um domingo feliz.

Também com tradição italiana em Curitiba, o Restaurante Scavollo encaminha uma das combinações mais requisitadas entre os italianos: Spaghetti alla carbonara, com a sempre bem-vinda combinação do molho branco com ovos e bacon.`

E tem mais. Fábio Marcio Kochhann, aluno do Centro Europeu do curso de Chef de Cuisine ? Restaurateur, propõe uma receita que mistura as massas com um suculento risoto, em Talharim ao funghi, na qual a massa é servida com a carne mal passada. E que tal lidar com massa verde? Leve e prático de preparar, o Ravioli Verde com molho de mussarela de búfala é a dica da Pizza Hut para quem quer preparar um prato delicioso sem gastar muito.

Pronto, que tal? Nada que não possa ser feito ainda a tempo desse almoço de hoje. É só passar no mercado depois de ir votar, preparar os pratos e curtir o macarrão, que não precisa ter dia fixo de tão bom que é.

Bom apetite!

Tagliolini ao gengibre

Por Sérgio Arno, chef do restaurante La Pasta Gialla

Ingredientes:

100 g de tagliolini

20 g de gengibre picado

50 g de brócolis cozido

50 g de azeitonas pretas

200 ml de molho de tomate

20 folhas de manjericão

100 g de tomate fresco picado

30 ml de azeite de oliva

sal a gosto.

Modo de fazer:

Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira, acrescente o gengibre, o manjericão, o tomate picado, as azeitonas, os brócolis e finalmente o molho de tomate. Cozinhe por aproximadamente 2 minutos. Ajuste o sal.

À parte, cozinhe o tagliolini em água ligeiramente salgada, escorra e junte ao molho.

Rendimento: 2 porções.

Talharim ao Paladar

Receita original proposta pela Sococo (www.leitedecoco.com)

Ingredientes:

1 garrafinha de 200ml de leite de coco

½ pacote de talharim

2 tabletes de caldo de galinha

1 lata de creme de leite

1 lata de milho

400g de presunto cortado em tirinhas

½ xícara de chá de cebola picada

100g de margarina

50g de queijo ralado

sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o talharim al dente com o caldo de galinha, escorra e reserve. Doure a cebola na margarina, acrescente o talharim e o presunto, coloque em um refratário, e reserve. Bata no liquidificador o milho com o leite de coco, coe, acrescente o creme de leite, e o sal se necessário. Misture tudo e ponha por cima do talharim. Polvilhe de queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Rendimento: 4 porções.

Spaghetti com frutos do mar

Por João Lellis, da Lellis Trattoria.

Ingredientes:

6 tomates sem pele e semente.

1 colher de chá de orégano

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite extra-virgem

1 colher de sopa manteiga

Sal a gosto

1 pacote de spaghetti (para esta receita separar 300g)

2 colheres de massa de tomate

4 camarões graúdos

100g de lula

100g de polvo

100g de vôngoles

100g de mariscos

Modo de Preparo:

Em uma panela cozinhe o spaghetti com água e sal.

Os frutos do mar devem ser cozidos à parte. Cada um deles merece um tempo especial na panela. Por exemplo: camarões, polvo e mariscos demoram em média 5 minutos na panela. A lula demora cerca de 8 minutos e os vôngoles pouco mais de 02 minutos.

Para o molho, reúna em uma terceira panela: manteiga, tomates (refogue), coloque o azeite e acrescente os demais ingredientes (alho, orégano e sal).

Deixe reduzir bem e acrescente o molho de tomate pronto. Na seqüência reúna os frutos do mar e cozinhe mais um pouco para misturar bem e servir.

Rendimento: 2 porções.

Spaghetti alla Carbonara

Por Emerson de Oliveira, chef do Restaurante Scavollo

Ingredientes:

70g de bacon (cortado em cubos)

60g de queijo parmesão ralado

2 gemas

1 pitada de pimenta calabresa

1 pitada de noz moscada

600 ml de molho branco (sugestão da casa: misturar nata com leite desnatado)

400g de spaghetti

Modo de Preparo:

Em uma panela cozinhe a massa.

Frite 50g de bacon e reserva 20g deste ingrediente para finalização do prato.

Acrescente o molho branco e dissolva as duas gemas. Deixe ferver.

Acrescente a pitada de pimenta, o queijo parmesão e a noz moscada.

Deixe ferver até tomar consistência.

Acrescente a massa já cozida.

Misture bem e finalize com o restante do bacon e do queijo.

Rendimento: 4 porções.

Ravióli verde Pizza Hut

Ingredientes:

1 kg de ravióli fresco recheado com ricota e tomate seco (massa fresca pré-cozida)

Mussarela de búfala (24 fatias)

400g de tomate cortado em cubos

Manjericão fresco a gosto

Sal a gosto

160 ml de azeite de oliva

Pimenta a gosto.

Modo de preparo:

Apronte a massa conforme instruções do fabricante. Em uma frigideira, aqueça o azeite e junte o tomate. Acrescente à frigideira o ravióli já aquecido, sal, pimenta a gosto e também metade da mussarela de búfala. Misture bem. Coloque a massa em um refratário e adicione a outra metade da mussarela e o manjericão. Está pronto para servir.

Rendimento: 4 porções.

Talharim ao funghi

Por Fábio Marcio Kochhann, aluno do Centro Europeu do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur

Ingredientes:

Talharim Fresco (caseiro) – 400 g

Funghi Fresco – 50 g

Creme de leite fresco – 300 ml

Requeijão cremoso – 300 g

Sal

Pimenta

Noz-moscada

1/2 Cebola

1 dente de alho

1 Rosbife de contra-filé.

Purê de batata salsa.

Modo de fazer:

Refogar o alho juntamente com a cebola.

Cozinhar o funghi até hidratar e misturar com alho e cebola já refogados.

Acrescentar o creme de leite e o requeijão

Sal e pimenta a gosto.

Cozinhar a massa por 04/05 minutos após a fervura.

Rosbife deverá ser ao ponto ou mal passado, conforme o gosto.

Rendimento: 4 porções.

Macarrão aos 4 queijos

Do Serviço Nestlé ao Consumidor

Ingredientes:

½ pacote de macarrão tipo espaguete (250g)

1 colher (sopa) de sal

1 fio de azeite

1 colher (sopa) de manteiga

meia xícara (chá) de leite

1 caixinha de Creme de Leite NESTLÉ

1 pitada de noz-moscada

½ xícara (chá) de queijo prato ralado

1/2 xícara (chá) de queijo provolone ralado

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de queijo gorgonzola amassado

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão em dois litros e meio de água fervente com o sal e o azeite até ficar "al dente". Escorra e reserve. Derreta a manteiga, junte o leite, o Creme de Leite, a noz-moscada e aqueça sem ferver. Adicione os queijos e junte tudo ao macarrão escorrido, deixando os queijos derretam.

Rendimento: 3 porções.