Doleiro inicia depoimento a parlamentares em CPIs

O doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho Barcelona, iniciou por volta das 11h45 o depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. Integrantes das CPIs Mistas dos Correios e da Compra de Votos acompanham o depoimento.

No mês passado, integrantes da CPI dos Correios ouviram Toninho da Barcelona em uma sessão reservada em São Paulo. Na ocasião, o doleiro disse ter feito troca de dólares para o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), para o deputado José Mentor (PT-SP) e para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Barcelona não apresentou provas das afirmações.

O deputado ACM Neto (PFL-BA), da CPMI dos Correios, que veio acompanhar o depoimento, espera que Toninho da Barcelona revele mais fatos do que apresentou na sessão reservada em São Paulo. "Nossa expectativa aqui é que ele apresente os detalhes, mostre de fato como as coisas operavam quando ele estava envolvido. E quando não estava, qual o conhecimento que ele tinha de operações ilegais", disse o deputado. Para ele, as informações serão importantes, mesmo se o doleiro não apresentar provas. "Provas, quem tem que buscar é a CPI".

Barcelona está preso desde agosto de 2004, em Avaré (SP), por remessa ilegal de dinheiro para o exterior. Estima-se que tenha movimentado, em apenas uma de suas contas, mais de US$ 190 milhões. O doleiro veio a Brasília escoltado pela Polícia Federal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo