Dois policiais civis foram baleados no início da noite no Complexo do Alemão, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Eles participavam de operação promovida na região pelo Departamento de Polícia Especializada, Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e outras unidades da Polícia Civil, e foram atingidos nas proximidades de um campo de futebol.
Os agentes, cujos nomes não foram divulgados e são lotados, respectivamente, na Core e na Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), foram retirados da favela com dificuldades, utilizando um Fusca de cor vinho e um carro da Polícia Civil.
Os policiais foram baleados durante intenso tiroteio iniciado depois que a polícia bloqueou a Avenida Nossa Senhora da Penha e começou a entrar na localidade. Segundo os policiais, eles têm cinco objetivos a atingir no Complexo, no qual ingressaram com ajuda de um caveirão (carro blindado). Os agentes impediram o acesso à favela, alegando que há perigo de alguém sair ferido. Eles fazem até disparos para o alto quando algum morador ou visitante tenta ultrapassar as barreiras de carro