Palestinos armados emboscaram o veículo que transportava uma equipe de jornalismo da rede americana de televisão Fox News na Cidade de Gaza e seqüestraram dois profissionais, disseram hoje testemunhas e o canal de TV.
"Podemos confirmar que dois membros de nosso pessoal foram levados contra sua vontade em Gaza", disse a Fox News por meio de um comunicado.
Um funcionário da Fox em Gaza disse que os seqüestrados são o repórter Steve Centanni, cidadão americano, e um cinegrafista neozelandês, que ele não identificou. Os seqüestrados, junto a seus guarda-costas, estavam estacionados próximos à sede dos serviços de segurança palestinos quando dois caminhões cheios com homens armados e mascarados chegaram e lhes fecharam a passagem, segundo a fonte. Depois, os homens levaram os jornalistas em sua própria van, que tinha destacada a marca "TV".
Os principais grupos armados de Gaza negaram qualquer relação com o seqüestro e não houve informe imediato de demandas por parte dos seqüestradores. As autoridades palestinas colocaram em alerta a polícia em toda a Faixa de Gaza para tentar encontrar os seqüestradores e libertar os reféns, segundo o porta-voz do Ministério do Interior, Jaled Abu Hilal.
Vários estrangeiros já foram seqüestrados em Gaza nos últimos meses. Geralmente, em troca da libertação dos reféns, os seqüestradores pedem emprego dentro da Autoridade Nacional Palestina ou a libertação de pessoas detidas em cárceres palestinas. Todos os seqüestrados foram libertados horas depois sem sofrer danos.