Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, vai fazer parte do grupo de brasileiros que disputará, a partir de hoje, os Jogos Eqüestres Mundiais, em Aachen, Alemanha. Cotado para integrar a equipe grega de hipismo de salto desde que se casou com Athina Onassis, o cavaleiro será um dos substitutos dos dois conjuntos inicialmente classificados para o evento – Victor Alves Teixeira e o cavalo ZDL Pessoa, Pedro Veniss e Richmond Park – cujas montarias se contundiram e não terão condições de participar das provas que começam dia 28.

continua após a publicidade

Além de Doda, que montará Nike, a outra novidade na equipe brasileira é Cassio Rivetti, com Olona. ?Doda vai montar um cavalo emprestado com o qual tem conseguido fazer um bom trabalho?, conta o cavaleiro Nelson Pessoa. Os outros representantes brasileiros nos Jogos Mundiais serão o conjunto campeão olímpico em Atenas Rodrigo Pessoa e Baloubet du Rouet, mais Bernardo Alves, provavelmente com Topic Van?t Voorhof.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) Paulo Parreiras, a entidade ainda não recebeu de Doda nenhuma notificação de que ele pretende competir pela Grécia. O dirigente explica que é relativamente fácil defender outro país desde que o cavaleiro providencie a documentação exigida e a envie à Federação Internacional Eqüestre (FEI). ?Foi o caso de Luciana Diniz. Fomos informados na semana passada pela FEI que ela, que tem cidadania portuguesa, vai competir por Portugal.

Amanhã, começam as disputas de outras modalidades em Aachen. A primeira prova será o Enduro, onde os conjuntos percorrerão 160 km, por trechos acidentados da Alemanha, Bélgica e Holanda.

continua após a publicidade

O Brasil terá cinco representantes, a maioria oriundos do interior de São Paulo, entre eles, Alexandre Razuck com o cavalo HDL Pantheon. ?É difícil prever o que pode acontecer pois é uma prova longa, de 10 a 13 horas de duração, e muito dura?, conta o cavaleiro. ?Planejamos tentar chegar com o maior número possível de cavalos até a linha de chegada?, afirma.

Os outros brasileiros são: Márcio José Honório (Kadar Lamia), Newton Lins Filho (NNL San Ray), Pedro Marino (WN Farah) e Mariana Steinbruck (Kaoma).

continua após a publicidade