Na dobradinha da Ferrari, o piloto brasileiro Felipe Massa conquistou hoje o seu melhor resultado da carreira na Fórmula 1, ao terminar em segundo lugar no Grande Prêmio dos Estados Unidos. O alemão Michael Schumacher ficou em primeiro e conseguiu a sua terceira vitória na temporada e a quinta no Circuito de Indianápolis. A terceira posição ficou com o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault.

continua após a publicidade

Na largada, Schumacher se preocupou em segurar Fisichella e abriu espaço para Felipe Massa assumir a liderança. Já Alonso saltou do quinto para o terceiro lugar. Enquanto isso, na disputa pelas últimas posições, sete carros se envolveram num grande acidente: Montoya bateu em Button e Raikkonen, o alemão Heidfeld, que vinha atrás, não conseguiu escapar e o seu carro capotou – Scott Speed, Montagny, Klien e Mark Webber também se envolveram na batida, que provocou a entrada do safety car.

De todos os acidentados, apenas Button tentou prosseguir a corrida, mas ele teve de abandonar a prova logo em seguida. Com a nova relargada, Schumacher segurou Alonso e deixou Felipe Massa escapar. Por sinal, a Renault do piloto espanhol não estava muito boa e na volta 14 ele acabou sendo ultrapassado pelo seu companheiro de equipe, o italiano Giancarlo Fisichella.

A alegria de Massa na liderança em Indianápolis só durou até a primeira parada nos boxes. Schumacher entrou para o pit stop na volta 29 e fez o reabastecimento em 8,2s. O brasileiro entrou na volta seguinte e marcou 7,5s. Mesmo assim, o alemão conseguiu voltar na frente e assumiu a liderança em Indianápolis.

continua após a publicidade

Já o italiano Jarno Trulli acabou sendo o grande beneficiado da corrida. Largando na última posição (dos boxes e com o tanque cheio), o piloto da Toyota conseguiu escapar dos acidentes na largada e só foi parar na volta 39 – com isso, ele acabou subindo para a sétima posição, colado em Rubinho, que estava em sexto após o pit.

Em primeiro, Schumacher "forçou" o motor de sua Ferrari e abriu mais de sete segundos sobre Massa. Essa diferença foi suficiente para o alemão manter a liderança após a segunda parada nos boxes. Quem se deu mal foi Alonso, que depois do segundo pit stop acabou voltando na sexta posição – ele estava em quarto.

continua após a publicidade

Com tranqüilidade, Schumacher cruzou a linha de chegada e garantiu a vitória. Massa acabou em segundo e garantiu a dobradinha da Ferrari. Essa foi a segunda vez que o brasileiro subiu ao pódio na carreira – ele havia terminado em terceiro no GP da Europa. Fisichella garantiu o terceiro lugar, enquanto Trulli, com apenas uma parada na prova, conquistou a quarta posição. Beneficiado pela quebra de Ralf Schumacher, Alonso ficou em quinto (essa foi a primeira vez que o espanhol conseguiu terminar uma prova nos Estados Unidos). Já Rubinho ficou apenas em sexto.