As doações da comunidade curitibana têm contribuído para a renovação e ampliação do acervo da Biblioteca Pública do Paraná. Todos os meses, é recebida a média de dois mil volumes. São livros técnicos, literatura clássica, auto-ajuda, periódicos, CDs e até obras raras.

continua após a publicidade

A chefe da Divisão de Processamento Técnico, Mara Rejane Vicente Teixeira, que recebe todo material e faz a distribuição para os setores da Biblioteca Pública, destaca a importância das doações: ?Temos os doadores fixos e anônimos. Após a seleção levamos as publicações para as salas, colocando-as à disposição dos usuários.?

Entre as doações recentes, Rejane cita os 16 volumes do Diário da Assembléia Constituinte. A coleção foi entregue pelo deputado federal Max Rosenmann, que incluiu nas doações cerca de 300 exemplares de diversos títulos, a maioria envolvendo temas discutidos no Congresso Nacional, especialmente estudos sobre água e energia.

Constituinte

O Diário da Constituinte ?é o espelho fiel do pensamento da sociedade brasileira, traduzido em todos os debates, as grandes questões que desaguaram no texto final da Constituição. A impressão do trabalho ficou por conta da equipe de técnicos do Centro Gráfico do Senado?, dizia o então presidente do Senado, Humberto Lucena. Em breve este material estará à disposição dos usuários interessados no assunto.

Mas, nem toda doação fica centralizada na Biblioteca Pública do Paraná. As publicações excedentes, segundo Rejane, são encaminhadas às bibliotecas públicas municipais através da Divisão de Extensão. ?Todos os meses enviamos muitos livros de literatura e história?, conclui.

continua após a publicidade