Central do Profissional Autônomo e Pequenos Serviços (CPA) é a nova denominação do programa Disque Pequenos Serviços da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. A mudança visa ampliar a sua atuação no campo profissional e também na área geográfica, pois será estendido a mais regiões do Paraná. A meta é passar das atuais mil intermediações por mês para duas mil.

continua após a publicidade

Para a primeira providência, estiveram reunidos nessa segunda-feira (11/7) em Curitiba representantes de 22 municípios onde vai funcionar a Central para orientação dos ajustes necessários. Numa segunda etapa, o programa será levado a um número maior de municípios. ?O fato de não haver empregabilidade plena, o profissional especializado também é uma preocupação nossa?, justifica o secretário do Trabalho, padre Roque Zimmermann.

Segundo o coordenador do CPA, José Ademir do Vale Fortes, o novo nome não muda a essência dos serviços prestados pelas Agências do Trabalhador. ?A idéia é mudar a mentalidade do programa. Antes só oferecia vagas temporárias para pequenos serviços. Agora será direcionado também para o profissional autônomo. Estamos adequando as normas à realidade do programa, de forma mais ampla?, explica Fortes.

O primeiro benefício ao profissional autônomo é conferido já no cadastramento na Agência do Trabalhador. Ele não terá custos. Antes, era exigido alvará para o exercício da profissão como autônomo, guia do INSS, atestado de antecedentes criminais e eram consultados até os órgãos de defesa do consumidor. ?Nada mais disso será mais solicitado?, garante Fortes.

continua após a publicidade

Agora o autônomo que procura um trabalho pela CPA pode entrar em contato com as Agências do Trabalhador e fazer o seu cadastro, levando apenas carteira de identidade, comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone), duas fotos 3×4 (opcional para crachá de identificação) e um documento que ateste sua experiência na área.

Serviço
Para mais informações procure a Agência do Trabalhador Central, em Curitiba, na Rua Pedro Ivo, 744, ou pelo telefone: (41)3322-7411.

continua após a publicidade