O dispositivo, denominado Sistema de Diagnose a Bordo, avisará o motorista acendendo uma luz no painel em caso de mau funcionamento dos sistemas de controle de emissão. A medida é uma nova etapa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em vigor desde 1993, o Proconve já conseguiu reduzir na fonte o nível da emissão de poluentes em até 97%. Antes do programa, a emissão média de monóxido de carbono, um dos poluentes mais nocivos, era de 54 gramas em cada kilômetro rodado pelo veículo. Hoje, essa emissão é de 0,7 gramas por kilômetro.
A implantação do novo sistema ocorrerá em várias etapas. Em 2007, 40% dos carros, do total anual de veículos leves de passageiros produzidos ou importados para o mercado interno, terão que ter o dispositivo. Essa taxa subirá para 70% em 2008 e para 100% em 2009. A partir de 2009, novos componentes tecnológicos serão adicionados ao sistema, que será capaz então de detectar danos. Essa segunda geração do dispositivo será obrigatória em 60% dos carros novos em 2010 e em 100% em 2011.
Para Paulo Macedo, coordenador do Proconve, a medida, além de preservar o meio ambiente, pode significar economia para os motoristas. “Quero convidar o motorista nacional a manter seus carros bem regulados porque, no final das contas, ele vai estar contribuindo com a questão ambiental e, mais imediatamente, vai estar economizando dinheiro. O carro bem regulado vai consumir menos, vai gastar menos e vai render mais em todos os aspectos”. disse.
continua após a publicidade
continua após a publicidade