O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), já decidiu como reiniciar os trabalhos da legislatura em curso, depois do recesso de julho. Será realizada, no início de agosto, uma audiência pública para discutir a questão levantada pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), sobre a suspensão do convênio mediante o qual a União repassou ao governo estadual a administração dos portos de Paranaguá e Antonina.
A Assembléia vai convidar representantes de vários setores do governo e da iniciativa privada com a finalidade de encetar uma discussão profunda do tema, corroborando uma das atribuições do Poder Legislativo, qual seja a de demonstrar sintonia e interesse em propiciar condições para o exame das questões atinentes à administração pública.
Trata-se de excelente oportunidade para ouvir o que têm a dizer sobre o assunto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Appa e a Secretaria dos Transportes do Paraná, além das organizações que utilizam os serviços dos terminais portuários.
Complexo portuário das dimensões de Paranaguá, um dos maiores do País no embarque de grãos para o mercado externo, não deve estar no fulcro de discussões estéreis ou de ambições políticas sazonais. Espera-se que a discussão seja benéfica e produza mais luz que calor.