Dirigentes sindicais debatem a crise econômica

Dirigentes sindicais e assessores jurídicos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná debatem, a partir de amanhã até quinta-feira, temas relacionados com a crise econômica mundial e as negociações coletivas de trabalho, no XVIII Seminário da categoria profissional.

Na abertura, o presidente da CNTI José Calixto Ramos, ex-ministro do TST, examinará “o balanço e as perspectivas da implantação na Nova Central Sindical dos Trabalhadores”, seguindo-se palestra do assessor político do Diap Antônio Augusto de Queiroz sobre “o movimento sindical e a crise econômica mundial”.

O diretor técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio analisará os efeitos da crise econômica para a categoria da construção e do mobiliário e o advogado Iracy da Silva Borges abordará “as perspectivas das negociações coletivas frente a crise econômica mundial”.

O professor da UFPR Ricardo Costa de Oliveira apresentará “o quadro político estadual e nacional após as eleições de 2008 e o cenário para 2010”. Caberá ao procurador do trabalho Gláucio Araújo de Oliveira examinar “a atuação do MPT para a garantia do piso salarial paranaense” e o auditor fiscal do trabalho Luiz Fernando Favaro Busnardo fará palestra sobre “aspectos da terceirização nas relações trabalhistas”.

O tema sobre “a importância da filiação sindical internacional no mundo globalizado” será abordado pelo professor Sebastião Soares da Silva, cabendo aos dirigentes sindicais Aroldo Pinto da Silva Garcia (RS), Altamiro Perdoná (SC) e Francisco das Chagas Viana(Nordeste) realizar a “retrospectiva das negociações salariais de 2008 e as perspectivas para 2009”.

Os debates sobre a campanha salarial unificada serão coordenados pelo presidente da Fetraconspar Geraldo Ranthum. O local do evento será o auditório da colônia de férias da Fetraconspar, em Itapoá, SC.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo