Diretran instala protetores de pedestres em escolas

As equipes da gerência de engenharia da Diretran instalaram protetores de pedestres em duas escolas da regional de Santa Felicidade e mais quatro da regional Boa Vista durante esta semana. Os protetores são gradis colocados nas calçadas e nos canteiros que dividem as pistas das ruas em frente às escolas, que impedem os pais e alunos de atravessarem fora da faixa de pedestres.

"O risco de atropelamentos era muito grande. Graças a Deus não tivemos nenhum problema recente, mas há dois anos um carro passou sobre o pé de uma de nossas alunas, que estava atravessando um pouco desatenta e fora da faixa", afirma Anicir Ramires Sanches, diretora do Centro de Educação Integral (CEI) Ulisses Falcão Vieira, uma das escolas beneficiadas.

A escola fica na rua Eduardo Sprada, a mais movimentada do Campo Comprido, uma das ligações viárias mais importantes entre a Cidade Industrial e a região central de Curitiba. A pista é dividida por um canteiro com grama, que não servia para impedir a travessia de pedestres fora da faixa. Com o gradil instalado no canteiro, o único jeito de cruzar as duas pistas é atravessando no local certo.

O mesmo aconteceu na Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado, na rua Robert Redizimski, na CIC; na Escola Municipal Duílio Calderari, na esquina das ruas Anita Garibaldi e José Sperancetta; na Escola Estadual Santa Cruz, na rua Capistrano de Abreu; na Escola Municipal Theodoro de Bona, na Estrada das Olarias; e na Escola Júlia do Amaral di Lenna, na rua João Machado de Camargo.

A segurança nas proximidades de escolas é uma das preocupações centrais da Diretran. Por isso as 169 unidades municipais de ensino têm a "Operação Escola", feita por agentes da Diretran e guardas municipais do "Pelotão Escolar".

Os guardas recebem treinamento especial para organizar a travessia de rua dos estudantes nos horários de entrada e saída das aulas. Em 65 destas escolas a Diretran também implantou uma sinalização especial com luz piscante, gradil na calçada e pintura de faixas no asfalto para dar mais segurança aos alunos.

A operação também é feita em 54 instituições particulares, com funcionários próprios das escolas. Eles são treinados pela Diretran para dar segurança às crianças que atravessam a rua e que embarcam e desembarcam de carros, vans e ônibus escolares. A Diretran também dá apoio ao Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) no acompanhamento de entrada e saída de alunos em 40 colégios estaduais da cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo