O padre David Gutiérrez, diretor do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) visitou hoje (27) as dependências do Santuário Nacional de Aparecida e alguns pontos turísticos da cidade para avaliar a estrutura do local para a visita do papa Bento XVI, confirmada para maio do ano que vem. Esta foi a segunda avaliação dos representantes do Celam, que junto com a direção da Basílica, organizam a vinda do pontífice ao Brasil.
O papa vai participar da 5ª Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe, em Aparecida, local escolhido pelo próprio Bento XVI. O evento vai reunir cerca de 300 bispos e arcebispos.
Em entrevista coletiva concedida hoje, padre Gutiérrez considerou ótimas as instalações da basílica, sugerindo que apenas uma sala de imprensa seja maior. "Já que vai receber mais de dois mil jornalistas de todo mundo", justificou o diretor do Celam.
Desde que foi confirmada a vinda do papa ao Brasil, no ano passado, o Santuário decidiu acelerar as obras de um grande ginásio de esportes, onde também haverá sala de imprensa. Um palco gigante será construído no pátio do Santuário Nacional, onde cabem até um milhão de pessoas. A direção da basílica estima que pelo menos 200 mil pessoas assistam à missa de abertura da conferência, a ser celebrada pelo papa em data ainda não definida. Ainda segundo o Santuário, o dia da visita do papa deve ser divulgado somente no fim do ano.