A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) fará blitze semanais para pedestres em locais de grande movimento da cidade com o objetivo de incentivar a atenção e o respeito às regras de trânsito. A primeira blitz foi realizada na manhã desta segunda-feira (25), em frente à Estação Rodoferroviária, e marcou o fim da Semana Nacional de Trânsito.

continua após a publicidade

O local, na avenida Affonso Camargo, foi escolhido por causa do grande número de pedestres chegando e saindo da rodoviária, combinado com o fluxo intenso de veículos e o movimento dos ônibus biarticulados que circulam pela canaleta da avenida. O desrespeito ao semáforo e à faixa de pedestres foram os principais problemas detectados pela equipe de agentes do Núcleo de Educação e Cidadania (NEC) da Diretran. "O pedestre não pode esquecer que também tem deveres no trânsito, e o principal deles é respeitar a sinalização", afirmou o agente Adilson Lombardo, um dos coordenadores do NEC.

Quem passou pelo local durante a blitz recebeu folhetos e adesivos da nova campanha educativa lançada pela Prefeitura de Curitiba, com o tema "Qualidade de Vida Começa na Rua". A vendedora Inês Cardoso, abordada na blitz, defendeu a necessidade de campanhas e ações educativas. "O motorista tem a obrigação de prestar atenção nos pedestres, mas cada um de nós também é responsável pela própria segurança", disse ela.

As próximas blitze acontecerão a partir de outubro, em 19 locais onde a Diretran instalou faixas elevadas para pedestres, conhecidas como "lombofaixas", que funcionam como um incentivo adicional para que o motorista respeite a passagem dos pedestres.

continua após a publicidade