Dirceu relata fatos biográficos para mostrar inocência

O deputado José Dirceu (PT-SP) faz um discurso político em tom enfático, relatando fatos biográficos para mostrar que entrou como funcionário concursado na Assembléia Legislativa de São Paulo, depois que voltou da clandestinidade, e começou no partido como militante, qualidade que mantém até hoje e que, como acentuou, independe do fato de ser ministro ou deputado.

Referindo-se a notícias que diziam que havia construído um modelo cubano para a legenda, Dirceu afirmou: "O PT não é um partido stalinista, eu não tenho grupo do ‘Zé Dirceu’ no PT; o PT é produto da própria história do Brasil, da luta pela democracia." Segundo ele, a sigla construiu-se, na prática, criando um programa de governo, interagindo com a sociedade e constituindo-se como uma grande agremiação. "Não renuncio e vou até o fim", repetiu, afirmando que renunciar seria o mesmo que aceitar as acusações que lhe são feitas.

Ele disse que quer que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios prove que ele tenha ligações com os atos praticados (caixa dois ou o suposto "mensalão ") e que não aceita ser prejulgado "nem banido da vida política do País, de novo". Ainda seguindo uma linha política, Dirceu reconheceu os erros que o PT cometeu e disse que apoiou a transição da direção do ex-presidente nacional do partido José Genoino para o atual presidente nacional e ex-ministro da Educação, Tarso Genro, e as mudanças que a nova direção constrói.

O deputado do PT de São Paulo defendeu a reforma política e fez elogios ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O governo de Lula é uma grande conquista política, social e institucional", afirmou. "Não é verdade que seja um governo corrupto e que permita a corrupção."

Dirceu também negou que pretendesse pressionar Lula ou que esteja magoado com ele. O deputado do PT insistiu ainda no argumento de que a gestão Lula sempre tomou medidas contra a corrupção, repetindo: "Este é um governo que não rouba, não deixa roubar e combate a corrupção." Em seguida, Dirceu fez um relato das ações na Casa Civil, ressaltando os projetos de infra-estrutura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo