Dirceu diz que ?seria uma honra? ocupar o comando da Câmara

O presidente nacional do PT, deputado José Dirceu (SP), disse hoje que, para ele, ?seria uma honra? ocupar a presidência da Câmara dos Deputados durante o próximo governo. Ele ressalvou, porém, que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, é o responsável por seu destino a partir do ano que vem e que poderá indicá-lo para ocupar um cargo na nova administração.

?Se o partido precisar de meu nome e se a Câmara entender que eu possa ser seu presidente, evidentemente que é uma honra para mim e para qualquer brasileiro?, afirmou o presidente do PT, antes de se reunir hoje com a executiva do partido no hotel Intercontinental, em São Paulo. 

?Mas todos sabem que essa decisão ainda não foi tomada pelo presidente eleito e nem pelo PT.?  Dirceu fez questão de defender que a tradição do Congresso de destinar as presidências da Câmara e do Senado para a maior bancada eleita de cada Casa tem de ser mantida: se a tradição for respeitada, o PT ficará com a Câmara e o PMDB, com o Senado.

?O PT tem o direito e a tradição manda que indique o presidente da Câmara e o maior partido do Senado também tem esse direito, pelo menos é o que democraticamente tem regido as relações do Congresso.?

Independentemente de Dirceu ocupar ou não a presidência da Câmara – idéia que começou a ser defendida por partidos aliados do PT na semana passada -, suas declarações de hoje indicam a intenção dos petistas de conquistar espaço. Espaço que, uma vez ocupado politicamente, poderá ser negociado com outros partidos, para que Lula possa atingir maioria no Congresso. A hipótese não é descartada pelo comando do partido.

?Para constituir maioria na Câmara e no Senado, é preciso ter flexibilidade para conquistá-la?, disse Dirceu. ?Nosso objetivo não é ter a presidência dessa ou daquela Casa, evidentemente é um direito nosso no caso da Câmara, mas nosso objetivo é formar maioria e sustentar as propostas que apresentamos para a sociedade?, afirmou o presidente petista. ?Foi assim que ganhamos a eleição e é bom aprender essa lição.?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo