Diminui tempo de espera para troca de lâmpadas

Era uma segunda-feira quando o porteiro José Roberto Palhares ligou para o telefone 156, da Central de Atendimento da Prefeitura, e pediu para que duas lâmpadas da iluminação pública em frente ao prédio onde ele trabalha, na Avenida Visconde de Guarapuava, fossem substituídas. Na segunda-feira da semana seguinte, José viu o caminhão da Prefeitura fazendo a troca. “A gente se sente bem mais seguro com a rua iluminada. Aqui e na rua da minha casa, é só queimar uma lâmpada que eu já ligo pro 156”, conta José.

Hoje o exemplo de José Roberto deixou de ser exceção para se transformar em regra dentro dos serviços prestados pelo Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Curitiba. O tempo médio de espera entre o momento em que o cidadão faz o pedido da troca, através do fone 156, até a execução do serviço, está hoje em oito dias. Em 2001, esta espera levava, em média, de 35 a 40 dias.

“Nos últimos três anos, realizamos um grande trabalho dentro do Departamento de Iluminação Pública para agilizar a prestação deste serviço à população”, explicou o diretor de iluminação pública, Eduardo Aichinger. O trabalho envolveu o treinamento de funcionários, a renovação da frota de veículos e a implantação de um novo sistema para gerenciar o estoque.

Um esforço coletivo com resultados imediatos no índice de satisfação da população. De acordo com pesquisa feita pelo 156, que mede o grau de satisfação do contribuinte com a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura, a iluminação pública tem hoje o 2º maior índice de satisfação do curitibano, com 94% de aprovação. Em 1º lugar, está a coleta de lixo.

Em 2001, quando a espera pela troca de lâmpada em uma via pública demorava até 40 dias, o índice de satisfação da iluminação pública na cidade era de apenas 65%. “Manter este índice de 94% de satisfação é nosso desafio diário. Todos os meses, substituímos cerca de três mil lâmpadas na cidade. E, mesmo assim, os pedidos não param de chegar”, diz Eduardo.

Investimentos

Além de substituir as lâmpadas queimadas, seja por manutenção ou por atos de vandalismo, a Prefeitura investe permanentemente na melhoria ou na implantação de novas luminárias. Só nos últimos dois meses, cinco loteamentos da Cohab ganharam nova iluminação: Moradias Tibagi, Maresia e Pontal do Sul no Cajuru; Moradias Santa Tereza, no Tatuquara; e Moradias Ferrovila Guairá, no trecho da Av. República entre a rua Brigadeiro Franco até a rua Duarte da Costa.

Nestes locais, foram implantadas 75 novas luminárias, beneficiando diretamente 1.800 pessoas que ganharam mais segurança, já que não terão mais que enfrentar a escuridão noturna para chegar e sair de casa. Todas as luminárias têm lâmpadas de 70 watts, em sódio e com proteção em policarbonato – mais resistente à ação de vândalos.

A melhoria no sistema de iluminação pública também faz parte dos investimentos da Prefeitura no setor. Nos meses de setembro e outubro, 67 luminárias de 70 watts foram substituídas por lâmpadas em sódio de 150 watts com proteção em policarbonato. O investimento, de R$ 24 mil, beneficiou diretamente 1.500 pessoas que moram nas ruas Engenheiro Roberto G. Pereira Leite, Wolgang Mozart, Niccolo Paganini, Schumann, Bethoven, Richard Wagner, Johann S. Bach, Weber, Schubert e Frederic Chopin no bairro de Santa Felicidade. A melhoria da iluminação pública nestas ruas foi feita a pedido dos próprios moradores que agora contam com melhores condições de tráfego noturno tanto para os pedestres quanto para os veículos.

Serviço

Pedidos para troca de lâmpadas ou melhorias no sistema de iluminação pública devem ser feitos através da Central de Atendimento da Prefeitura no telefone 156.

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