O escritor Rubem Alves e o jornalista Gilberto Dimenstein participam, em Curitiba, na terça-feira (19), do 1º Encontro da Comunidade Escolar. O evento tem como tema: Evasão Escolar: causas e soluções em discussão e é dirigido à equipe pedagógica (diretores, professores, pedagogos, presidentes das Associações de Pais e Mestres e conselheiros tutelares) de todas as escolas de Curitiba e Região Metropolitana, incluindo as municipais, estaduais e particulares, totalizando 821 estabelecimentos. A promoção é do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, órgão integrante do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento será no pavilhão Horácio Coimbra, no Cietep, das 8 ás 18 horas.

continua após a publicidade

?Ao abordar o tema ?Evasão Escolar ? Causas e Soluções em Discussão? o que pretendemos é trazer à tôna esta preocupação que deve ser de toda a sociedade e identificar formas de prevenir a evasão ou, quando ela acontece, identificar meios de resgatar a criança para o ambiente escolar?, observa o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que também preside o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. O conselho entende que só por meio da educação é possível a conquista da cidadania e do desenvolvimento pleno. 

O jornalista Gilberto Dimenstein abordará o tema ?A Educação contra a Invisibilidade Humana?. A palestra será baseada no livro de sua autoria ?O Mistério das Bolas de Gude?, que trata de personagens de diversas origens, com uma história em comum: o desejo de criar alternativas à desesperança vivida pelos que se encontram em situação de risco. Rubem Alves, autor de várias obras sobre educação, falará sobre ?A Educação dos Sentidos?, tema abordado em seu livro ?Vamos Construir uma Casa? Doze lições para a educação dos sentidos?. Na obra, Alves critica os currículos escolares tradicionais que, segundo ele, são equivocados pois raramente fazem qualquer relação com o ??entorno?? da vida dos alunos. Na obra, Alves usa a estrutura das casas e o que existe dentro delas, como o entorno mais natural das crianças, como referência para ensinar química, física, geografia, entre outras disciplinas.

Também participam do encontro a promotora de Justiça do Ministério Público, Marcela Rodrigues, que vai abordar o papel dos conselhos tutelares e a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Margaret Mattos de Carvalho, que vai tratar da erradicação do trabalho infantil. Além das palestras, haverá um diálogo apreciativo com o propósito de identificar o real e o ideal em relação aos índices de evasão escolar.         

continua após a publicidade

A coordenadora do núcleo executivo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, Carla Mocellin, explica que a temática do Encontro da Comunidade Escolar está alinhada à meta nº 2  dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é educação básica de qualidade para todos. Ela lembra que no ano de 2005, o Conselho de Cidadania Empresarial realizou o Seminário para Diretores de Escolas, que objetivou a inclusão do tema Responsabilidade Social nos currículos  escolares de forma transversal. ?Como uma das ações estamos agora realizando o 1º Encontro da Comunidade Escolar – "Evasão Escolar, Causas e Soluções em Discussão", explica.

Serviço:
1° Encontro da Comunidade Escolar
Tema: Evasão Escolar ? Causas e Soluções em Discussão
Data: terça-feira (19 de setembro)
Horário: das 8 às 18 horas
Local: pavilhão Horácio Coimbra ? Cietep
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico
Curitiba/Paraná
Inscrições: 0800-646-0046
Vagas limitadas

continua após a publicidade