jornalista Gilberto Dimenstein vai apresentar o conceito de Bairro-Escola, idealizado por ele em seu projeto Cidade Escola Aprendiz, aos moradores do Residencial AlphaVille Graciosa, localizado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O encontro será nesta quinta-feira (10), no AlphaVille Graciosa Clube.

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O convite foi feito pela associação de moradores local e articulado pela Fundação AlphaVille, que firmou parceria para desenvolver o Bairro-Escola no entorno dos residenciais pelo país. O projeto-piloto será iniciado em agosto, na comunidade em vulnerabilidade social do Jardim Imperial, promovendo uma integração com os moradores dos residenciais de Barueri, em São Paulo. De acordo com Pablo Marlangeon, diretor administrativo da associação de moradores do AlphaVille Graciosa, quando ele teve o primeiro contato com o projeto ? por ocasião da palestra de Dimenstein na V Convenção AlphaVille ? achou o conceito tão interessante que surgiu a vontade de implantá-lo também em Colombo.

O conceito do Bairro-Escola está calcado num laboratório de pedagogia comunitária dedicado ao aprimoramento simultâneo da comunicação e da educação. Para isso propõe o mapeamento de talentos potenciais, ditos ?invisíveis?, e aqueles já reconhecidos para formar um plano de voluntariado local, onde qualquer pessoa pode repartir seu conhecimento com crianças, adolescentes e adultos. O projeto também prevê a ampliação do espaço educativo para além dos muros da escola, transformando praças, ateliês, cinemas, livrarias e oficinas em salas de aula informais, sintonizadas com os currículos escolares.

Foram convidados para o encontro cerca de 120 moradores do AlphaVille Graciosa e também os prefeitos de Pinhais e Colombo, entre outras autoridades e empresários da região. ?Queremos reunir mais pessoas e construir parcerias para que cada um possa se doar um pouquinho?, conta Marlangeon. Segundo ele, este deve ser o início do debate entre os moradores sobre questões sociais e para o planejamento de ações a médio e longo prazo, para que não sejam mais feitas ações isoladas e sem continuidade.

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