Porto Alegre – O governo federal vai ajudar o setor coureiro-calçadista com a liberação de R$ 400 milhões de financiamento, em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A informação é da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, acrescentando que o anúncio oficial do pacote de medidas será feito na próxima semana, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

continua após a publicidade

"As empresas do setor que necessitam de capital de giro serão incluídas no empréstimo disponibilizado pelo Banco do Brasil", afirmou hoje (16) a ministra. As linhas de crédito, com taxas de até 2,8% ao mês, terão um ano de carência e prazo de 12 meses para o pagamento. "Estamos tratando aqui, no Rio Grande do Sul, do caso calçadista, que tem uma grande utilização de mão-de-obra e um elevado grau de exportação. Mas o programa não é exclusivo desse setor", destacou.

Dilma Rousseff participou da reunião do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e ressalvou que não está prevista alteração na política cambial: "O governo está atento ao controle da inflação e do câmbio flutuante, mas não deverá atender nenhuma reivindicação nesse sentido".

Após o encontro com o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, e com representantes dos 111 sindicatos do setor industrial gaúcho, a ministra participa nesta noite da cerimônia de posse da diretoria da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

continua após a publicidade