A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que a possibilidade de segundo turno nas eleições presidenciais ainda "não se configurou". A declaração foi uma resposta aos recentes resultados de pesquisas eleitorais que mostram o crescimento da candidata do PSOL, Heloisa Helena, o que poderia levar as eleições para o segundo turno. "Não estamos de salto alto. Temos clareza de que temos de trabalhar cada vez mais", disse. "Não estamos afirmando que o presidente Lula vai ganhar no primeiro turno.
"O governo federal acha que a candidatura de Heloisa Helena é muito bem-vinda, inclusive gostaríamos muito de disputar o segundo turno com ela", disse Dilma. Em seguida, negou que tivesse expressado uma preferência em disputar o segundo turno com a senadora de Alagoas, em detrimento ao candidato em segundo lugar nas pesquisas, Geraldo Alckmin (PSDB-SP). "Não tenho qualquer opinião sobre candidato no segundo turno. Não sei nem se terá segundo turno. Mas seria irônico que a disputa do presidente Lula fosse com a senadora." Heloisa Helena foi expulsa do PT no início do governo Lula e fundou o PSOL.
Ela não citou o nome de Geraldo Alckmin na entrevista e comentou que "há uma sinalização de queda (de Alckmin nas pesquisas) quando se faz a análise por segmentação". Para a ministra Dilma, a candidatura à reeleição do presidente Lula "é muito firme e tem demonstrado constância.