Dilma: País economizará US$ 425 milhões com produção de biodiesel

A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, estima que o País economizará US$ 425 milhões neste ano com a instalação da Usina de Biodiesel Soyminas e de outras 24 refinarias do gênero no Nordeste e no Centro-Oeste. Ela explicou que quanto mais biodiesel for produzido menos vai ser preciso importar petróleo para retirar óleo diesel. No entanto, o preço do diesel não será reduzido a médio prazo para o consumidor final. "A longo prazo e do ponto de vista estratégico da segurança no abastecimento, o Programa Nacional de Biodiesel é o mais importante do País na área de energia", avaliou Dilma.

Ela disse que o País importa 10% do diesel que consome, o que corresponde a 40 bilhões de litros. Com a autorização para venda de óleo com um percentual de 2% de biodiesel, o Brasil deixaria de importar 800 milhões de litros. "É sem dúvida nenhuma uma forma de poupar divisas, um programa para 50 anos", afirmou a ministra. Dilma salientou que no futuro o preço do diesel poderá ser reduzido.

Produzido a partir de óleos vegetais, como mamona, girassol, dendê e nabo, a fórmula será incluída no diesel vendido nos postos combustíveis. A legislação estabelece que pode ser usado um percentual de biodiesel de 2% até 2007 e 5% em 2013. "Não é aquela história de que o petróleo vai acabar, mas você tem agora petróleo em lugares mais difíceis e com preços mais elevados."

Professor Pardal

A usina inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Cássia, no Sul de Minas, tem capacidade instalada para produzir 60 mil litros de biodiesel por dia e 12 milhões de litros da fórmula por ano. Cerca de 200 pequenos produtores de assentamentos de reforma agrária da região vão fornecer, por meio de cooperativas, sementes de girassol e nabo forrageiro para a indústria. O Ministério do Desenvolvimento Agrário estima que até o próximo ano 210 mil famílias, especialmente do semi-árido nordestino, serão incluídas no sistema de produção do biodiesel.

Hoje (24) o primeiro lote da produção da usina de Cássia foi vendido num posto da bandeira ALE Distribuidora, no bairro de Santa Lúcia em Belo Horizonte. Lula viu por meio de um circuito de televisão o prefeito da capital mineira, Fernando Pimentel (PT), abastecer com biodiesel um veículo. Belo Horizonte é a primeira cidade do País a comercializar o produto.

A usina de Cássia só se tornou possível depois das experiências de um engenheiro eletrônico nascido na cidade. Arthur Alves desenvolve há nove anos pesquisa e implantação do sistema de biodiesel. Ele conseguiu separar do processo de produção a glicerina, possibilitando assim composto com finalidade comercial. Antes da inauguração da usina, ele já vendia biodiesel para a Companhia Vale do Rio Doce usar como aditivo em locomotivas. Alves é chamado por alguns amigos de "Professor Pardal" – personagem de Walt Disney – por ter inventado um tipo de antena parabólica e fabricar um chip que reduz o consumo de combustível nos carros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo