Dilma diz que governo “não tem condição” de repartir CPMF

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta terça-feira (30) que o governo não tem condição fiscal de atender ao pleito colocado ontem em reunião entre os governadores, de transferência de parte da arrecadação com a CPMF aos Estados. "Acho que essa discussão não cabe aqui", disse a ministra ao lado do governado do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), no campo do Estádio do Maracanã, cujas obras para os Jogos Pan-Americanos ela visitou.

"É um processo que não está posto ainda, é uma discussão que virá no seu tempo devido", avisou. Indagada se o governo tem condição fiscal de abrir mão de 30% da CPMF arrecada para direcioná-la aos Estados, respondeu que não. "Não temos condição fiscal e não é bem aqui o local que poderemos para essa discussão.

Apagão

Ela ainda afastou a hipótese de risco de apagão até 2009, como alerta um estudo do Ministério da Fazenda, e afirmou que haverá suficiência de energia no País "além de 2010". "Uma posição dentro de Ministério de Minas e Energia diz que não corremos risco de apagão e o governo opta obviamente por dar a força da opinião dele baseada na definição do Ministério de Minas e Energia e não do Ministério da Fazenda. A Fazenda fez um estudo e o MME faz todo um controle de previsão de abastecimento de energia, e temos hoje um conjunto de obras propostas que serão realizadas através do PAC, que vão permitir que a gente assegure um grau de suficiência do país em termos de energia além de 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo