Com a chegada do fim do ano, as pessoas tendem a relaxar e sair da linha no que diz respeito à alimentação. Até mesmo aqueles que seguem dieta rigorosa caem em tentação.
Geralmente em horário não apropriado, as ceias causam mal-estar para o organismo que não está acostumado com o cardápio pesado, tradicional dessa época. Para isso, valem as dicas de alimentos alternativos ou acompanhamentos mais funcionais e digestivos. Esses alimentos possuem ação depura tiva, contribuindo para a eliminação de toxinas, além de serem diuréticos, estimulantes e energéticos.
A nutricionista da Secretaria Municipal do Abastecimento da prefeitura de Curitiba, Ana Maria Malucelli, explica que o segredo é comemorar sem exage ros, mas se passou dos limites, existem algumas dicas para amenizar sintomas desagradáveis que, provavelmente, aparecerão no dia seguinte.
Se o excesso foi na bebida alcoólica, é extremamente importante hidratar o corpo com muita água, água de coco e suco natural de frutas; chá de ervas como camomila, erva doce, capim limão também são recomendados, porém sem adoçar em excesso. Refrigerantes e bebidas alcoólicas não hidratam, pelo contrário, pioram a recuperação do organismo.
Quem exagerou na comida, no dia seguinte dê preferência a uma alimentação leve – o melhor é comer saladas de folhas verdes, legumes cozidos (sem molhos gordurosos como maionese), frutas e carnes grelhadas ou cozidas.
A nutricionista explica que para teralimentação saudável, quanto mais colorida a refeição, melhor. Adultos e crianças devem comer saladas com vários tipos de folhas, legumes e verduras. Inclua na sua alimentação grãos integrais (arroz integral, pães, cereais, farinhas e farelos integrais).
As crianças, principalmente no verão, merecem cuidados especiais. Devem ser hidratadas constantemente, pois algumas não manifestam que estão com sede. Como sempre, a melhor dica quanto à alimentação é evitar exageros, para não comprometer a sua saúde no verão.