O Dia Sem Carro realizado na última sexta-feira (22) tirou 47 mil veículos das ruas da cidade. O número foi calculado pela setor de estatísticas da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que pesquisou o movimento em oito cruzamentos da região central. Para o presidente da Urbs, Paulo Schmidt, o Dia Sem Carro foi ainda mais importante por causa do debate em torno do assunto do que pela redução no volume de tráfego. "Foi um dia que levou o curitibano a pensar na situação atual do trânsito nas grandes cidades, sobre a importância dos pedestres e dos ciclistas, e sobre o que esperamos do futuro", disse ele.

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Schmidt também ressaltou que a adesão dos motoristas à mobilização foi voluntária. "É um indicativo importante de que uma parcela da população está preocupada com os reflexos do crescimento da frota e está consciente da responsabilidade de cada um", afirmou ele. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Curitiba é a capital com maior índice de motorização do Brasil, com um carro para cada 1,8 habitante, e uma frota total de 941 mil veículos.

Pesquisa

A maior redução no volume de carros, de 12%, foi percebida no horário de pico do almoço, das 11h30 às 13h30, na esquina da avenida Marechal Floriano Peixoto com Cândido Lopes. Este mesmo cruzamento registrou queda de 11% no fluxo de veículos no período da manhã, das 6h30 às 8h30. O mesmo percentual também foi alcançado na esquina da rua Dr. Muricy com Cruz Machado, no período da manhã.

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