O lançamento do livro Saúde e Prevenção nas Escolas – A Experiência de Curitiba, e abordagem junto à população ao longo do calçadão da Rua XV de Novembro vão marcar na capital as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. A data é comemorada desde 1988, em 140 países do mundo, com forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir a doença e combater o preconceito.

continua após a publicidade

O lançamento do livro, que conta como foi implantado em Curitiba o projeto pioneiro de educação sexual em escolas, com disponibilização de preservativos aos alunos, está marcado para as 9 horas, no Hotel Interpalace – Rua XV de Novembro, 950. A mobilização no calçadão, da qual vão participar profissionais de saúde, ongs e comunidade em geral, começa às 14 horas.

Durante a caminhada, voluntários, profissionais de saúde e representantes de ongs farão abordagem e distribuirão material educativo sobre prevenção à aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Também no Hotel Interpalace, logo após o lançamento do livro, haverá palestra com o infectologista Moacir Ramos, consultor do Ministério da Saúde para DST/Aids. O tema será "Vulnerabilidade e Aids".

continua após a publicidade

Para comemorar o 1º de Dezembro, a coordenação municipal do programa de DST/Aids também vai distribuir 1.100 folderes nas salas de espera das unidades de saúde da capital. Das 108 unidades municipais de saúde, seis são consideradas de referência para tratamento de portadores do vírus HIV. São nestas unidades que os pacientes recebem medicamentos e acompanhamento médico.