O Dia do Trabalho vai ser lembrado neste ano num evento em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná. A proposta foi feita nesta terça-feira (13) pelo presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, e o responsável pelos assuntos de saúde da instituição, Núncio Manala, ao governador Roberto Requião, que liberou o espaço para as atividades do 1º de maio no Paraná.
Segundo Butka, o evento será também uma forma de fortalecer a relação entre o governo do Estado e os trabalhadores paranaenses. ?Na verdade, eu diria que é o governo se aproximando ainda mais do trabalhador, pois ele sempre esteve perto dos nossos operários e é um grande parceiro e defensor das causas sociais da nossa categoria?, afirmou.
Seminário ? Durante a reunião, os representantes da Força Sindical também convidaram o governador para participar do último dia do Seminário de Planejamento Estratégico, a ser realizado nesta quinta (15) e sexta-feira (16), em Guaraqueçaba.
O evento tem o objetivo de definir o plano de trabalho para o ano de 2007 da entidade, que representa atualmente cerca de 1 milhão de trabalhadores ativos filiados e aproximadamente 100 centrais sindicais do Estado.
Para Butka, a presença do governador Requião vai enriquecer ainda mais o evento. ?O governo do Paraná sempre esteve trilhando junto com os trabalhadores do nosso Estado. É um governo extremamente social e voltado à luta dos trabalhadores?, destacou.
O Seminário vai contar com a presença dos diretores da executiva e das secretarias setoriais da Força Sindical e de seus sindicatos filiados e será realizado no Centro de Formação e Qualificação dos Metalúrgicos do Paraná (Formar). A presença do governador foi confirmada para a manhã de sexta-feira.
Entre os assuntos a serem debatidos no evento estão a Agenda Política da Central, a Análise de Conjuntura Política e Econômica, o Sindicato Nacional dos Aposentados e a relação dos sindicatos com o Ministério do Trabalho.