O relator do projeto que institui o feriado de Frei Galvão em 11 de maio de 2007, deputado Átila Lira (PSB-PI), já avalia uma alternativa à proposta. A idéia é que o dia de Frei Galvão seja instituído apenas no calendário cultural, sem que isso implique feriado. A proposta alternativa foi apresentada hoje na Comissão de Educação da Câmara pelos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ), autor do projeto, e Severiano Alves (PDT-BA).
O relator disse que poderá avaliar a hipótese. As discussões em torno da proposta já sinalizam que a Comissão não deverá aprovar a criação de mais um feriado nacional. Otávio Leite afirmou que concorda com a instituição de apenas um dia comemorativo, sem feriado. Ele informou que deverá pedir a retirada do requerimento para a votação em regime de urgência do projeto no plenário da Câmara.
O projeto tem caráter conclusivo nas comissões e só irá ao plenário se houver recurso ou requerimento de urgência. Depois da Comissão de Educação, o projeto ainda terá que ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Dificilmente haverá prazo para a conclusão da tramitação projeto até 11 de maio, data em que o Frei deverá ser canonizado pelo papa Bento XVI.