A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou para o segundo sábado deste mês (dia 13), o dia “D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue. A gerente de Epidemiologia e coordenadora de Endemias da secretaria, Sônia Fernandes, informou hoje (dia 5), que a ação será desenvolvida no período das 8h ao meio-dia e visa a atingir todas as regiões da cidade.
Segundo Sônia Fernandes, a secretaria realizou um levantamento de informações e vai direcionar as ações do dia 13 para atingir os principais criadouros de larvas do mosquito. O levantamento constatou que as garrafas vazias, latas e plásticos são responsáveis por 38,6% dos focos, enquanto os vasos de plantas respondem por 22,8% do total. Por isso, além do recolhimento de entulho, as equipes estarão distribuindo areia e ensinando as pessoas a cuidarem dos vasos de plantas.
Estão mobilizados para o trabalho cerca de 3.000 pessoas que fazem parte das equipes de combate à dengue e do Programa Saúde da Família (PSF) da secretaria, 50 alunos da Universidade Norte do Paraná (Unopar), cerca de 2.000 idosos que participam de projetos da Secretaria Municipal do Idoso e voluntários de associações de bairros. Além de areia para os vasos de plantas e folhetos educativos, as equipes também vão distribuir cerca de 30 mil adesivos de geladeiras com dicas de prevenção.