O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, vai realizar, na semana que vem, quatro dias de campo no território do Cantuquiriguaçu, região centro-oeste do Estado.
Na terça-feira, o evento vai acontecer em Pinhão na propriedade do agricultor Hildeberto Witte; na quarta-feira pela manhã em Virmond, no sítio de Carlos Tadeu Cullman, à tarde, em Nova Laranjeiras, no sítio de Antônio Domício Nunes; e na quinta, em Espigão Alto do Iguaçu, na propriedade de Silvestre Kwiatkwoski. Em todas elas, o tema será pecuária de leite.
Os pesquisadores do Iapar, Dimas Soares, Simony Lugão, Fernando Kuss e Adriana Martins vão abordar questões ligadas a manejo nutricional de rebanhos leiteiros e manejo de solos e pastagens, além de apresentar dados das propriedades que já fazem parte do projeto Rede de Referência em Agricultura Familiar. O projeto já foi implantado na região em parceria com o Emater e busca, entre outros objetivos, validar tecnologia para pequenos agricultores.
O coordenador da Área de Difusão de Tecnologia do Iapar, Marcos Valentin, vai mostrar aos participantes do dia de campo qual a correta organização do sistema ?Treino e Visita? para que os técnicos e agricultores da região organizem, em conjunto com o instituto e demais entidades, eventos para divulgar a tecnologia que está sendo desenvolvida pelo projeto Rede de Referência.
A expectativa do pesquisador Dimas Soares, um dos organizadores do evento, é que cada um dos dias de campo receba em torno de 70 agricultores e técnicos de toda a região. O encontro recebe o apoio da Associação de Municípios do Cantuquiriguaçu e da Emater.