Curitiba se prepara para o Dia D contra a dengue, a mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor da doença que acontece em todo o país neste sábado. Na capital paranaense as ações ocorrem em pontos estratégicos espalhados pelos oito Distritos Sanitários já a partir desta terça-feira. A programação completa do Dia D inclui varreduras, mutirões de limpeza, distribuição de material educativo e visitas a empresas e residências.

continua após a publicidade

Na inspeção de rotina feita pelas equipes do programa de combate à dengue do município são vistoriados ao longo do ano 1.100 pontos estratégicos na cidade. Destes, 115 locais foram escolhidos para centralizar as atividades do Dia D, aproximadamente 14 pontos por Distrito Sanitário. As empresas que forem vistoriadas receberão certificados de ambiente livre de criadouro do mosquito da dengue depois da visita.

Assim como as empresas certificadas, as residências visitadas que estiverem de acordo com as recomendações do programa de combate à dengue vão receber bandeirinhas amarelas para serem colocadas na fachada da casa. A bandeira indica que aquele imóvel também é um ambiente livre de criadouro do mosquito Aedes aegpty. As casas a serem vistoriadas no Dia D serão escolhidas por amostragem.

Em Curitiba, o combate ao mosquito da dengue começou em 1998 e se tornou rotina, tanto no verão como no inverno. O trabalho dos técnicos ocorre em toda a cidade, mas são priorizados os pontos de maior risco de surgimento de criadouros do mosquito. A vistoria é feita na totalidade dos locais considerados estratégicos dos bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Fazendinha, Capão Raso, Pinheirinho, Bairro Alto e Atuba.

Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que este ano, até o mês passado, foram localizados 42 focos do mosquito da dengue em Curitiba. No período, houve 53 notificações da doença. Apenas seis casos foram confirmados, todos importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas em outras regiões: duas na Paraíba, uma em Rondônia, duas em Minas Gerais e uma no Mato Grosso do Sul.

O programa municipal de combate à dengue dispõe de uma equipe de 161 técnicos, que atua no controle do mosquito transmissor em toda a cidade. O trabalho é priorizado em áreas de maior risco, onde a inspeção e aplicação de larvicida são feitas a cada dois meses. Nos demais bairros, a inspeção é feita de quatro em quatro meses, por amostragem, ou seja, a cada 10 imóveis, um é escolhido para ser vistoriado.

Os agentes do programa se apresentam devidamente identificados. Eles orientam os moradores sobre a importância de verificar sempre caixas d?água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se proliferar. "É importante receber bem o agente, acompanhar a inspeção e tirar todas as dúvidas sobre as formas de prevenção contra a dengue", diz a coordenadora do programa, Márcia Saad.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO DIA D

Distrito Cajuru

Distrito Santa Felicidade

Distrito Pinheirinho

Distrito Bairro Novo

Distrito Matriz

continua após a publicidade

Distrito Portão

Distrito Boa Vista

continua após a publicidade

Distrito Boqueirão

16 a 20/11 – distribuição de folderes em terminais de ônibus e feiras livre; evento Túnel do Lixo e distribuição de material informativo no pátio do Big Derosso; trabalho nas escolas municipais e estaduais da região; intensificação das ações dos agentes comunitários de saúde nos locais de risco (casas e estabelecimentos comerciais e de serviços) ; orientações aos usuários nas salas de espera das unidades de saúde; trabalho de prevenção em parceria com o Cest/Senat junto aos serviços de transporte.

18 a 26/11 – mutirão de limpeza; orientação nas casas pelos agentes comunitários de saúde e nas salas de espera das US; varredura com distribuição de materiais informativos; exposição de maquete ambiental; palestras na Escola Municipal Júlia Amaral de Lenna, com distribuição de material educativo; caminhada contra a dengue na área da US Tarumã; divulgação com carro de som.

19/11 – evento na Praça Pedro Almeida com barraca para realização de exames de glicemia e pressão e atividades educativas.

16 a 20/11 – trabalho com agentes comunitários de saúde nas áreas de risco; ações de orientação aos usuários nas salas de espera das unidades de saúde; distribuição de folderes no comércio e equipamentos sociais; mutirão de limpeza; exibição de fita de vídeo; cartazes em locais de maior circulação de pessoas; divulgação de ações preventivas nos grupos de trabalho das US; palestras nas escolas Cândido Portinari e Eurídes Brandão; ação educativa junto à caminhoneiros; caminhada contra a dengue pelo grupo de hipertensos.

16 a 20/11 – palestras junto aos grupos de 3ª idade; atividades educativas da Vigilância Sanitária em escolas; orientação pelos agentes comunitários de saúde durante visita às famílias da região; ações junto à empresas de ônibus e ao Comitê de Combate à Dengue; ações nos pontos estratégicos da região e Barraca da Dengue.

19/11 – atividades nas salas de espera das unidades de saúde com exposição de maquete ambiental, mosquitão da dengue e palestras com entrega de folder.

20/11 – atividades educativas desenvolvidas pela Vigilância Sanitária

20/11 – varredura nas empresas da BR-116; panfletagem em postos de gasolina na BR-116; varredura nas lojas da Avenida Brasília, Winston Churchill e Rua Nicola Pelanda; varredura com os agentes comunitários de saúde em áreas críticas próximas às unidades de saúde; mutirão de limpeza junto à regional administrativa e Departamento de Limpeza Pública em parceria com a Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado; evento Justiça no Bairro e Barraca da Dengue.

16 a 19/11 – distribuição de cartazes pelos agentes comunitários nos principais estabelecimentos comerciais na área de abrangência das unidades de saúde; atividades educativas nas salas de espera das 13 unidades de saúde do distrito; exposição de material referente à prevenção da dengue em murais das US.

20/11 – evento Barraca da Dengue – atividade educativa, das 14h às 17h.

16 a 24/11 – intensificação das orientações, sobre dengue e locais de risco de proliferação do mosquito transmissor pelos agentes comunitários, junto à comunidade; todas as unidades de saúde farão atividades internas de educação e saúde.

20/11 – vistoria de empresas na BR-277; entrega de panfletos nos postos de gasolina das BRs 277 e 116; visita em residências sorteadas.

24/11 – evento Rua da Saúde, na Unidade de Saúde Solitude.