Os 19 caminhões que se espalharam por 50 áreas de diferentes regiões de Curitiba no último sábado (23), quando foi comemorado em todo o país o Dia ?D? contra a dengue, recolheram 135 toneladas de lixo e entulho, volume três vezes maior do que o previsto pela limpeza pública. Alguns caminhões tiveram que retornar nesta segunda-feira (25) para concluir a coleta na Vila Leão e no Jardim Kosmos e nesta terça-feira (26) será feita no Parolim.

?O programa de combate à dengue não se limita ao Dia D. Nós continuamos desenvolvendo ações para levar informação às famílias curitibanas, aos comerciantes e prestadores de serviço para que todos façam a sua parte?, disse a coordenadora do programa, Márcia Saad.

Além de recolher os materiais onde pode ocorrer o acúmulo de água, dando as condições para que a fêmea do mosquito Aedes aegypti deposite os seus ovos, 2 mil pessoas levaram informações úteis à população sobre as várias maneiras de o mosquito desenvolver-se, como prevenir a ocorrência de focos e os sinais da doença que, neste ano, atingiu em Curitiba 150 pessoas. Só na Praça Rui Barbosa foram entregues dez mil folhetos informativos. Outros 15 mil foram distribuídos pelas equipes da saúde durante a Ação Global pela Cidadania no Clube do Trabalhador.

As casas visitadas também receberam uma lista em que moradores, comerciantes e prestadores de serviço puderam utilizar na verificação das condições para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. Os terminais de ônibus e rodovias que cortam a cidade também foram alvo de blitze educativas.

Em Curitiba, o combate contra o mosquito da dengue é feito desde 1998. O Programa de Controle da Dengue faz parte da rotina do Centro de Saúde Ambiental. Profissionais especializados fazem operações de campo e pesquisas em imóveis. Os 2.500 pontos estratégicos cadastrados em toda a cidade, como ferros velhos, oficinas mecânicas e borracharias, são visitados quinzenalmente. E as equipes também realizam palestras educativas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade