O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) inicia neste domingo (26) a Operação Verão 2004/2005 nos lagos e praias artificiais da Costa Oeste. Com o tema "Para não morrer na praia, respeite o trânsito", a Operação Verão do Detran/PR percorrerá cinco praias da região com blitze educativas alertando para os perigos no trânsito. O objetivo é lembrar que os riscos no trânsito não tiram férias. "Portanto, além dos cuidados com o sol, pedimos atenção redobrada para os cuidados no trânsito", disse o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida.

continua após a publicidade

As blitze serão realizadas todos os domingos, até o dia 6 de fevereiro, das 10h às 16h, tanto nas praias, quanto nos estacionamentos, bares e restaurantes. Os veranistas receberão para-sóis, saquinhos de lixo para o carro, porta-documentos, bolsinhas de praia e folders contendo informações de serviços e alertas para as principais infrações de trânsito.

Na Costa Leste, a Operação Verão do Detran/PR já começou com blitze educativas nas saídas de Curitiba para o Litoral paranaense e de Santa Catarina. Durante as blitze, equipes do Detran/PR e da Polícia Militar entregam aos motoristas o lixinho para o carro e o folder "Você no Trânsito", que contém informações sobre infrações, serviços e dicas para o motorista.
Equipes do Detran/PR também já estão percorrendo as areias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos e Pontal do Paraná, distribuindo aos veranistas para-sóis, bolsinhas de praia e porta documentos, todos com mensagens de alerta sobre os perigos no trânsito. A atividade no Litoral é realizada todos os sábados e domingos, exceto nos feriados.

Em Guaratuba e Matinhos, funcionará durante todo o verão o Detran Móvel. Todos os dias, inclusive sábados e domingos, os veranistas poderão fazer consultas sobre pontos na carteira e débitos de veículos. Quem estiver com a carteira de habilitação vencida, também poderá aproveitar para renová-la durante a temporada de férias. Junto ao Detran Móvel serão ainda realizadas atividades educativas especialmente para as crianças.

continua após a publicidade