Detran/PR exige autenticação de documentos por cartório

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) aceitará apenas a autenticação de documentos feita pelo próprio funcionário ou por tabelião. A medida, que passa a valer no dia 9 de junho para todos os procedimentos da área de Veículos, foi tomada para evitar o uso de carimbos falsificados.

Na noite de segunda-feira (31), por exemplo, o Detran/PR em conjunto com a Polícia Militar de Londrina apreendeu carimbos falsificados, similares aos utilizados pelo órgão, que foram encomendados por uma quadrilha da cidade.

O flagrante da confecção dos carimbos é resultado de ação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil e Detran/PR. As investigações iniciaram após denúncia de fraudes na autenticação das cópias de documentos que integram os procedimentos do Detran/PR. Entre eles, transferência de propriedade de veículo.

O coordenador de Veículos do Detran/PR, Cícero Pereira da Silva, explica que, até então, a apresentação da cópia dos documentos que são anexados aos processos não necessitava de comprovação pública de autenticidade. “Com a exigência da autenticação das cópias dos documentos por cartório ou pelo servidor, eliminamos qualquer possibilidade de fraude”, afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo