O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) reúne nesta quinta e sexta-feira, em Curitiba, os novos gestores e técnicos dos órgãos municipais de trânsito do Estado, para treinamento sobre o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), do qual fazem parte 16 municípios paranaenses que já assumiram a administração do trânsito local. Também participam do treinamento cidades que estão em processo de municipalização do trânsito junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e as que possuem interesse em se integrar ao SNT.
O coordenador de Infrações do Detran, Acássio Leandro do Valle, explica que o treinamento irá servir tanto para informar aos novos diretores e técnicos como funciona o Sistema, quanto para incentivar os demais municípios ainda não integrados a iniciarem o processo de municipalização do trânsito local.
"A municipalização do trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 1998, porém apenas 16 municípios assumiram essa responsabilidade", informa.
Os participantes terão palestras sobre o Sistema Conveniado de Multas (MTM), fiscalização do trânsito, aplicação da receita, convênios, repasse da arrecadação e Registro Nacional de Infrações (Renainf), entre outros. Também está programada visita à Diretran, o maior órgão municipal do Estado, e palestra com o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida.
Municípios
Os municípios que já fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito são Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Apucarana, Araucária, Califórnia, Campo Largo, Doiz Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Francisco Beltrão, Guarapuava, Paranaguá, Paranavaí, além de Curitiba.
Estão em fase de municipalização as cidades de Guaíra, Guaratuba, Itaperuçu, Lindoeste, Marmeleiro, Peabiru e Sarandi.