O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) promove neste domingo (29), em Matinhos, o Passeio Ciclístico Mutirão pela Vida. Com o mote ?Sua segurança em exercício?, o evento é o início de um esforço para que todos os ciclistas usem os equipamentos básicos de segurança pessoal, como o capacete, e conheçam e respeitem as regras de circulação. As inscrições podem ser feitas até sábado (28).

continua após a publicidade

Ao efetuar a inscrição, o ciclista receberá o folder educativo ?Você no Trânsito? e ficará com um cupom para, no dia do passeio, trocar por um capacete e uma faixa refletiva. ?Identificamos que muitos ciclistas não usam esses equipamentos em razão do custo. Por isso, nosso objetivo é o de equipar os ciclistas e reduzir o índice de fatalidades em acidentes com bicicletas?, explica o diretor geral do Detran, Marcelo Almeida.

Anualmente, cerca de 8% dos acidentes registrados no Paraná envolvem ciclistas. Isso representa mais de quatro mil acidentes por ano, sempre com vítimas. Em 2004 (os dados estatísticos de 2005 ainda não foram fechados), o Paraná registrou 4.218 acidentes envolvendo ciclistas, com 153 mortes, sendo 65 no interior, nove em Curitiba e 79 em rodovias. ?A bicicleta é um meio de transporte muito usado no interior do Estado. Os trabalhadores vão de uma cidade para outra de bicicleta e a maioria não usa capacete, nem faixas refletivas. No início da manhã e final da tarde, quando a luminosidade é menor, esses ciclistas ficam ainda mais expostos?, destaca Almeida.

continua após a publicidade