O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza nesta quinta-feira (23), em Francisco Beltrão, o Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida. Este é o sexto de uma série de 20 encontros regionais que o Detran realiza neste ano, com o objetivo de mobilizar a sociedade paranaense na busca de soluções para o trânsito dos 399 municípios do Estado. Os primeiros fóruns foram realizados em Campo Mourão, Apucarana, Umuarama, Cascavel e Paranavaí e reuniram cerca de três mil representantes dos setores público e privado e da sociedade civil.

continua após a publicidade

Um dos objetivos do encontro é incentivar a criação de conselhos municipais de trânsito nas cidades onde ele ainda não existe. ?O conselho é um instrumento efetivo de participação dos cidadãos na discussão dos problemas e na busca de soluções para o trânsito de suas cidades. Só com o engajamento de toda a sociedade conseguiremos mudar a realidade no trânsito paranaense e diminuir o número de acidentes fatais?, explica o diretor do Detran, Marcelo Almeida.

Ele cita estatísticas que evidenciam a importância de investir em melhorias no trânsito das cidades. Francisco Beltrão, cidade sede do Fórum de Trânsito, registrou no ano passado 251 acidentes com vítimas. Seis pessoas morreram e 301 ficaram feridas. No Paraná, aconteceram 36.588 acidentes em 2004, que mataram 1.717 pessoas.

Durante o fórum, os participantes formarão grupos temáticos de acordo com as seguintes áreas de interesse: Educação para o trânsito, Conselho Municipal de Trânsito, A cidade e o pedestre – infra-estrutura de tráfego, e Municipalização e fiscalização. Em cada grupo, os participantes poderão aprofundar conhecimentos em trânsito para atuar de forma mais efetiva nos municípios. Participam do Fórum de Trânsito de Francisco Beltrão todos os 42 municípios que integram a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP).

continua após a publicidade

Blitze

O diretor do Detran aproveita a presença em Francisco Beltrão para participar de uma blitz educativa na Escola Municipal Professor Pedro Algeri. Nas escolas, as crianças aprendem as regras de trânsito e ganham um bloco de minimulta para fiscalizar o comportamento dos pais ao volante. O bloco de minimulta contém as 12 infrações mais comuns no trânsito. De acordo com a gravidade da infração, o filho cobra um chocolate, uma bala ou um chiclete do pai.

Serviço:
Dia 23/06 (quinta-feira)
Blitze educativas
Horário: 9 horas
Local: Praça Central
Endereço: Rua Tenente Camargo (esquina com Antonio de Paiva Cantal)

continua após a publicidade

Horário: 10 horas
Local: Escola Municipal Professor Pedro Algeri
Endereço: Rua Elias Scalco, 989, Centro

VI Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida
Horário: 14 horas
Local: Unioeste
Endereço: Rua Maringá, 1200