Para a Semana Nacional de Trânsito, que, neste ano, tem como tema “O trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida!”, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) realizará uma série de ações educativas em todo o Estado. A principal delas será blitze em bares, que vai estimular a doação de órgãos entre os motoristas que estiverem consumindo bebidas alcoólicas e forem dirigir.
A partir desta sexta-feira, equipes do Detran percorrerão os bares de seis cidades paranaenses para alertar sobre os perigos de se dirigir depois de beber. Quem insistir em beber antes de pegar na direção, será convidado a assinar uma carteirinha de doador de órgãos.
“A maioria dos motoristas sabe que não se deve dirigir depois de beber. Entretanto, essa é uma infração socialmente aceita e até estimulada. Por isso, decidimos incentivar a doação de órgãos por parte dos motoristas que insistem em beber e dirigir. Quem não valoriza a própria vida deve, pelo menos, ajudar àqueles que precisam de um transplante para continuar vivendo. Essa é a mensagem de impacto da nossa ação”, explica o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida.
Pesquisas mostram que o consumo de álcool combinado à direção é responsável por mais de 50% das mortes em acidentes de trânsito. E, de acordo com dados da Central Estadual de Transplantes (CET), mais de 90% dos doadores de órgãos são vítimas de acidentes de trânsito. “A vítima de acidente geralmente é jovem, já chega ao hospital com traumatismo craniano e fica pouco tempo na UTI. Tudo isso facilita o transplante de órgãos”, explica a diretora da CET, Arlene Badoch.