Detran inicia vistoria de automóveis da Capital

O Detran do Paraná começou nesta segunda-feira (18) a avaliar o estado de conservação da frota de veículos de Curitiba e Região Metropolitana. O trabalho prosseguirá até sexta-feira. A inspeção veicular é voluntária e faz parte de um levantamento que está sendo realizado pelo Detran para detectar as causas de acidentes e elaborar novas ações de segurança no trânsito.
“Essa ação preventiva é da máxima importância para evitar acidentes, já que as condições de manutenção dos veículos respondem por 10% a 15% dos desastres que ocorrem no País, se considerarmos as estatísticas mundiais. Como são 40 mil mortos por anos em acidentes, com isso poderemos evitar até cerca de três mil mortes anuais no Brasil”, disse o coordenador da campanha de avaliação, Adauto Martinez Filho.
Fila ? O Detran expediu três mil convites para proprietários de veículos da Grande Curitiba participarem da inspeção, que não é obrigatória nem punitiva. Foram convidados desde proprietários de carros zero quilômetro até donos de veículos com mais de 25 anos de uso, para ter uma amostragem completa da frota.
Os proprietários atenderam o convite. Os donos de automóveis mais velhos foram os primeiros chegar. Na primeira hora de atividade, vinte veículos já haviam sido vistoriados e outros 40 aguardavam na fila.
A avaliação está sendo feita numa plataforma montada atrás da sede do Detran no Tarumã (Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2.940), em Curitiba, das 14 às 22 horas. Qualquer pessoa, mesmo não tendo recebido convite do Detran, pode comparecer nos dias e horários marcados, para avaliar as condições de seu veículo.
Principais problemas ? Os principais problemas detectados no primeiro dia de avaliação foram nos freios e no sistema de iluminação. A inspeção também verificou os equipamentos obrigatórios, pneus, rodas, sinalização, chassi (estrutura), sistema de direção, suspensão e emissão de poluentes.
“Esperamos que mais pessoas venham avaliar as condições de seus veículos, já que, além do fator segurança, a manutenção é muito mais barata”, afirmou o engenheiro de tráfego e coordenador da campanha Adauto Martinez Filho.
A avaliação começa pela iluminação e itens como cintos de segurança. A seguir, os pneus são calibrados para não distorcer a análise feita por quatro tipos de equipamento: alinhamento, suspensão, freios e verificação de folgas.
Segundo Martinez, é a primeira vez que um Detran no País usa todos os equipamentos previstos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para fazer uma inspeção desse tipo. Finda a inspeção, o proprietário leva para casa um Relatório de Inspeção Técnica Veicular, com os principais problemas detectados, que caberá a ele sanar posteriormente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo