Detran inicia encontros do Mutirão pela Vida

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) promove nesta sexta-feira (18), em Campo Mourão, o primeiro Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida. Este será o primeiro de uma série de 22 encontros regionais que o Detran realiza neste ano com o objetivo de mobilizar a sociedade paranaense para mudar a realidade do trânsito nas 399 cidades do Estado.

Os fóruns fazem parte do Mutirão pela Vida, programa do Detran para reduzir os índices de mortalidade nos acidentes de trânsito no Paraná. Os encontros reunirão representantes dos setores público e privado de todos os municípios paranaenses. "Vamos iniciar um movimento coletivo de atenção ao trânsito, estimulando a participação cidadã na identificação dos problemas e na busca de soluções dentro do ambiente trânsito", explica o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, idealizador dos fóruns.

O Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida pretende dar início ao processo de criação dos Conselhos Municipais de Trânsito, reunindo lideranças e autoridades comprometidas com a redução dos acidentes de trânsito e com a melhoria da qualidade de vida da sua população. "Nosso primeiro desafio é o de sensibilizar as lideranças municipais para o assunto trânsito. Em seguida, queremos apresentar diversas possibilidades de atuação. Por fim, queremos estimular que cada município crie o seu Conselho de Trânsito, que poderá ser o primeiro passo para a municipalização do trânsito na maioria das cidades paranaenses", afirma Almeida.

As reuniões estão sendo organizadas em parceria com as associações regionais de municípios do Paraná. Uma equipe de seis funcionários do Detran está percorrendo todo o Estado para o levantamento de dados que servirão de subsídios para os fóruns e para a mobilização dos municípios.

O primeiro fórum será promovido em conjunto com a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), entidade presidida pelo prefeito da cidade, Nelson Tureck. Os envolvidos se encontrarão na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão, das 14 às 19 horas desta sexta-feira (18). Durante o Fórum, os participantes formarão Grupos Temáticos de acordo com as seguintes áreas de interesse: Educação para o Trânsito, Infra-estrutura Viária, Fiscalização e Conselho Municipal de Trânsito. Em cada grupo, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos em trânsito para atuar de forma mais efetiva nos municípios.

Os dez primeiros Fóruns já estão agendados. Até setembro, o Detran pretende alcançar todos os municípios do Estado com esse evento.

Blitz

Marcelo Almeida aproveita a realização do primeiro Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida e participa, em Campo Mourão, da blitz educativa que será realizada na manhã de sexta-feira (18) no Colégio Estadual Rondon.

Desde setembro de 2003, o Detran executa um projeto de blitze educativas em ruas e escolas de todo o Paraná. Nas escolas, as crianças aprendem as regras de trânsito e ganham um bloco de minimulta para fiscalizar o comportamento dos pais ao volante. O bloco de minimulta contém as onze infrações mais comuns no trânsito. De acordo com a gravidade da infração, o filho cobra um chocolate, uma bala ou um chiclete do pai. "Os filhos cobram mesmo dos pais que cometem infrações. É uma maneira de educarmos a criança e fazer com que o adulto mude seu comportamento no trânsito", explica Marcelo Almeida.

"O meu pai começou a usar o cinto de segurança por causa da minimulta. Ele também parou de correr, de furar sinal e de levar meu irmão no banco da frente. Essa foi uma invenção fantástica!", conta o menino Mateus Gomes, de 9 anos de idade, morador do Jardim Botânico, em Curitiba, que escreveu uma carta ao diretor-geral do Detran.

Serviço:
Agenda em Campo Mourão
Blitz Educativa
Horário: 10 horas
Local: Colégio Estadual Rondon
Endereço: Rua Brasil, esquina com a Goioerê

I Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida
Horário: 14 horas
Local: Associação dos Engenheiros Agrônomos
Endereço: Av. Irmãos Pereira, 2.900 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo