A entrega de prêmios para os 12 primeiros colocados no concurso de cartazes, criados por detentos, sobre a questão das drogas, marcou o início da Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, realizada pelas Secretarias da Educação e Justiça na Colônia Penal Agrícola. Durante os sete dias haverá apresentações de teatro, fantoches, rap, palestras e demais atividades.

continua após a publicidade

?A iniciativa tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização sobre o mal causado pela dependência às drogas?, conta a diretora do Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos Mário Faraco, que atende as unidades penais, Rosemary Carneiro Pietrochinski.

Para Odair da Silva Nascimento, da Colônia Penal, que ganhou o primeiro lugar no concurso, foi uma boa surpresa a premiação. Ao todo concorreram 56 cartazes elaborados nas diversas unidades penais do Estado. ?É importante que todos façam algo para mostrar às pessoas o quanto as drogas são prejudiciais à saúde?, disse. Da mesma opinião é o ganhador do 2º colocado, Cristiano Moraes de Oliveira. ?É bom poder ajudar os outros de alguma forma mostrando que a droga é um atraso de vida?, reforça.

A peça teatral ?Vida Nova?, encenada por detentos, foi apresentada durante a solenidade de entrega dos prêmios. A peça fala sobre os males do alcoolismo. ?Eles ensaiaram durante 20 dias para realizar a encenação?, conta a professora de educação artística, Eliana Schlogel. Ela adianta que a proposta e de realizar um festival de teatro e atividades no próximo semestre, nos moldes do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera).

continua após a publicidade