Moradores do Balneário Gaivotas, em Matinhos, no litoral do Paraná, não sabem mais o que fazer ou esperar da prefeitura da cidade. Desde o início de 2009, moradores e comerciantes do balneário travam uma briga com o prefeito da cidade, Eduardo Dalmora. O problema é uma praça, localizada em frente ao Supermercado Quinteto.

continua após a publicidade

No local, até o início de 2009, clientes do mercado e frequentadores da praça utilizavam parte do espaço para estacionamento, pois os comerciantes tinham a autorização do ex-prefeito de Matinhos, Francisco Carlim dos Santos.

No entanto, ao assumir seu mandato, o atual prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, passou tratores no local, o que impossibilitou o estacionamento e a prática de esportes.

A reportagem acompanha o caso desde 2009, quando o prefeito prometeu que iria construir um ginásio de esportes naquela praça, o que não aconteceu até agora.

continua após a publicidade

“Podem voltar em 90 dias que teremos um centro esportivo construído onde ficava a praça”, prometeu Dalmora, na época. Depois disso, a obra acabou atrasando por conta de problemas judiciais.

Em maio de 2009, Gentil Arzão, vice-prefeito de Matinhos, afirmou: “já estamos trabalhando para retomar a construção e concluir a obra entre 80 e 90 dias”. Mas nada aconteceu.

continua após a publicidade

O interesse da comunidade é a instalação de um parque com área aberta, segundo documento com mais de mil assinaturas. No início deste mês a reportagem voltou ao local e constatou que o terreno continua igual, mas desta vez com montes de areia espalhados pela praça, bem próximos à entrada do supermercado.

“Esses montes apareceram logo após a virada de ano, pois os carros estavam estacionando novamente naquele lugar”, conta Lucimar Machota, proprietária do supermercado. “De qualquer forma, não sabemos mais o que esperar. Já ouvimos diversas promessas de novos projetos, mas parece que nada vai ser feito neste mandato”, ressalta e empresária. A única diferença em todo esse período é uma academia da terceira idade, instalada próxima ao local do impasse.

Escola

Questionada, a prefeitura de Matinhos afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que no local será construída uma escola de Ensino Fundamental com salas de aula e ginásio poliesportivo.

O órgão adiantou que o projeto já está pronto e que foi encaminhado à Promotoria do Município de Matinhos em dezembro de 2010. Os recursos para construção sairão do orçamento da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a prefeitura, em breve será divulgada a data para início da obra.