O ciclo de seminários de capacitação para estimular a coleta seletiva de lixo, realizado desde o final de 2003 em todo Estado, foi encerrado nesta terça-feira. Os seminários foram promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae-PR. Cerca de 900 agentes municipais já foram capacitados para implantar a coleta seletiva do lixo em suas cidades, mobilizando e conscientizando a população sobre a importância da reciclagem.
Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, além de promover o reaproveitamento dos materiais e aumentar a vida útil dos aterros sanitários, ações como esta também trazem benefícios sociais à comunidade. “Queremos estimular a criação de cooperativas e associações de coletores, gerando empregos e preservando os recursos naturais do Estado”, afirmou o secretário.
Através do programa, foram realizados mais de 20 eventos para formar agentes municipais especializados na prática da coleta seletiva e mostrar exemplos de iniciativas bem sucedidas já implantadas em outras localidades. A capacitação é realizada em parceria com o Sebrae.
O Desperdício Zero vem sendo executado pela Secretaria do Meio Ambiente desde dezembro de 2003 e tem como objetivo eliminar os lixões a céu aberto nos 399 municípios do Paraná até 2006 e reduzir em 30% o volume de lixo gerado. No último evento, agentes ambientais de 14 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral receberam o treinamento.
“No início do programa eram geradas 20 mil toneladas por dia e com ações como esta, de incentivo à coleta seletiva, já conseguiram reduzir em pelo menos 15% o volume de lixo gerado”, concluiu Luiz Eduardo Cheida.