Desmilitarização já começou no Cindacta 3, de Recife

O processo de desmilitarização dos controladores de vôo já é uma realidade no Cindacta 3 – que controla o tráfego aéreo da Bahia ao Ceará, com sede no Recife. Uma nota com as novas orientações, assinada pelo coronel-aviador José Alves Candez Neto, divulgada ontem em reunião dos controladores, determina restrição de circulação dos profissionais nas unidades militares. Eles estão proibidos de acessar internet ou intranet durante o trabalho, passaram a usar banheiro exclusivo e a utilizar estacionamento separado dos militares.

Ainda de acordo com as novas determinações, os profissionais só podem entrar no local de trabalho a partir de meia hora antes do início do turno e devem deixar a unidade até no máximo meia hora após o término. Também só entram no local de trabalho os controladores escalados para os turnos. Seus nomes constam em listas entregues à guarda do Cindacta 3.

Para diferenciar os controladores do restante dos militares do Cindacta, eles usam, desde hoje, trajes civis ou o uniforme de passeio – camisa azul clara e calça azul escura, chamado de sétimo uniforme – enquanto o restante dos militares foi orientado a usar o uniforme décimo, que é o camuflado. No Recife os controladores usaram o uniforme de passeio, enquanto em Salvador, os profissionais trabalharam em trajes civis.

Os controladores também foram obrigados a entregar as chaves dos armários do vestiário, numa forma clara de mostrar que eles não pertencem mais à frota. Eles não sabem se a determinação foi uma decisão nacional, válida para todo o País, ou se cada Cindacta agiu isoladamente antes das resoluções que devem ser tomadas em Brasília.

Aeroporto Tranqüilo

A operação do Aeroporto Internacional dos Guararapes foi tranqüila no dia de hoje. Até às 18 horas, de acordo com a Infraero, seis vôos apresentaram atrasos de mais de uma hora, o que representou 11,8% do total de vôos programados no período.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo