Desigualdade social influencia escolaridade de crianças, diz estudo da UFRJ

Rio de Janeiro (Brasil) – Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra o aproveitamento escolar de crianças que vivem em favelas é menor que o das que vivem fora da favela e têm as mesmas condições sociais.

O levantamento também aponta que crianças que moram em favelas próximas a áreas mais ricas têm uma série de vantagens em relação as que vivem longe dessas áreas, porque a localidade permite, por exemplo, maior acesso a equipamentos urbanos, que existem em maior número nesses locais.

Em muitos casos, porém, fatores externos atraem alunos de baixa renda para fora das salas de aula, quando as escolas públicas estão em áreas mais ricas.

?Certamente nas séries mais elevadas, como na oitava, isso é um dos fatores bastante possíveis, até porque, as favelas têm uma economia interna dinâmica, que acaba criando possibilidade de emprego como moto-táxi?, disse o professor da UFRJ Luiz César de Queiroz Ribeiro.

Em entrevista nesta terça-feira (5) ao Programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, ele destacou outro fator que contribui para o afastamento dos estudantes de escolas públicas localizadas em áreas mais ricas da cidade.

?Como elas interessam mais aos professores de classe média, porque são escolas que não têm grande dificuldade de acesso como outras da periferia, são mais puxadas do que as outras que se adaptam à localidade?, disse. ?Isso resulta na reprovação maior dessa população, porque ela já tem uma situação de origem social mais deficiente, com menos chance".

Em outras palavras, acrescenta o professor, o fato de essas escolas serem melhores que as localizadas em outras partes da cidade acaba sendo um efeito meio "perverso".

Ribeiro diz que os estudos vão contribuir para a formulação de políticas públicas. ?A  questão vem sendo discutida como tema de políticas públicas e como nós podemos tratar as diferentes escolas localizadas em determinados territórios para atender a um público que vai para a escola já com uma série de precariedades?.

Ele participou, no final de semana, de um seminário internacional na UFRJ, que reuniu especialistas de vários países para tratar da influência de fatores como raça, gênero e desigualdade social na escolaridade de crianças de renda mais baixa.

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