Cianorte é conhecida nacional e internacionalmente por abrigar um dos maiores pólos de confecção do país. Graças à produção local, coloca o Estado do Paraná como segundo no ranking brasileiro, perdendo somente para São Paulo.
A cidade possui mais de 450 indústrias que produzem cerca de 600 grifes. O setor emprega diretamente 15 mil pessoas, sem contar as contratações indiretas como fábricas de aviamentos, lavanderias entre outros. Estima-se que 54% da População Economicamente Ativa (PEA) esteja ligada à área.
A grande prova de que Cianorte é referência nacional da Indústria do Vestuário é a Expovest – uma verdadeira vitrine da moda.
A Exposição, promovida pela Associação das Indústrias de Confecções e do Vestuário, atrai lojistas de todos os estados brasileiros, sempre em busca de bons negócios. A 20ª edição do evento terá início na segunda-feira (7) e segue até o dia 10 de agosto. Caçula-se que devam passar pelo evento, aproximadamente 30 mil pessoas.
Neste sábado (5), haverá o desfile de abertura será realizado no Centro de Eventos Empório Brasil, a partir das 20h. Serão expostos mais de 200 looks de diferentes grifes cianortenses.
Na passarela, as tops Josiani Del Rosso, Daniele Gomes e Ana Paula Maziero conduzirão um elenco composto por 30 modelos, fora os convidados especiais: Dado Dolabella, Murilo Rosa, Patrícia Salvador e Leão Lobo.
A intenção da produtora Ana Paula Passarelli é transformar a 20ª edição da Expovest em um evento essencialmente de moda. Para tal, ela pretende se valer de artifícios jamais utilizados na capital do vestuário.
A estilista também criadora da maior calça jeans do mundo, diz que a mudança começa nos modelos selecionados e vai até o cenário. "Na seleção não apontamos os modelos apenas com rostinhos bonitos, e sim, com fisionomias exóticas. A intenção é mostrar atitude, tanto na passarela quanto nos profissionais, até mesmo porque esse é o conceito do evento", frisa. Entre os destaques, a modelo nipo brasileira Sayuri Sato.
O desfile de lançamento do evento, além de mostrar a tendência para as próximas estações, irá efetivar a personalidade da cidade. "Os modelos retratarão personagens das tribos urbanas, um verdadeiro supermercado de estilos", finaliza.