Desemprego na região metropolitana de São Paulo fica estável em julho

São Paulo – A taxa de desemprego da População Economicamente Ativa (PEA) nos 39 municípios que compõem a região metropolitana de São Paulo caiu de 16,8% em junho para 16,7% em julho. A variação significa que recuou em 3 mil o número de desempregados, somando  1,680 milhão, segundo a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Fundação Estadual de Análise de Dados (Seade), divulgada hoje (23).

Foram geradas 46 mil vagas ao mesmo tempo em que 43 mil pessoas entraram no mercado de trabalho, registrando taxa positiva de 0,6% no nível de ocupação.

O único setor onde houve retração no número de vagas foi o comércio, com queda de 9 mil postos de trabalho. A indústria, pela primeira vez no ano, ampliou as ofertas em 2,2%, gerando um saldo positivo de 34 mil contratações. As contratações foram constatadas principalmente nas áreas de vestuário e têxtil (+11%); química e borracha (+9,3%) e alimentação (+ 4,5%).

Na área de serviços foram criados 17 mil postos com oscilação de 0,4% sobre junho último, com destaque para absorção de assalariados com ou sem carteira assinada, e redução no número de autônomos. Em outros setores, que incluem a construção civil e empregos domésticos, houve uma expansão de 4 mil vagas, principalmente para tarefas domésticas.

A pesquisa mostra ainda crescimento da renda média em junho, comparada a maio, com alta de 2,9% para os ocupados, que passaram a ganhar, em média, R$ 1.066,00, e aumento de 1,8% para os assalariados, com vencimento médio de R$ 1.124,00.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo