O resultado da pesquisa Datafolha divulgada no final de semana surpreendeu os analistas em Wall Street, que agora aguardam ansiosamente a pesquisa Ibope que deve ser divulgada amanhã para ver se a discrepância entre os resultados das duas últimas sondagens (Ibope na sexta-feira passada e Datafolha no final de semana) foi apenas uma diferença de metodologia ou se apontará uma tendência. 

“Ninguém esperava esses números do Datafolha”, disse o gestor de fundos da Discovery Capital Management, Rogério Chequer, à Agência Estado. Para ele, o mercado já esqueceu o resultado do Ibope da sexta-feira passada, mas ainda há a expectativa de uma disputa de segundo turno entre Lula (PT) e José Serra (PSDB). “Enquanto o mercado esperar a disputa do segundo turno, vamos ver um suporte para o C-Bond no nível de 50 centavos de dólar”, afirmou.

Para o estrategista-senior de renda fixa para mercados emergentes da Merrill Lynch, Felipe Illanes, ainda não há uma explicação para a discrepância entre os resultados do Ibope, da sexta-feira passada, e do Datafolha, do último final de semana. “Além da diferença de metodologia, uma parcela de eleitores indecisos acabaram definindo seus votos, o que deve ter sido captado pelo Datafolha”, afirmou Illanes à Agência Estado.

Na pesquisa Ibope, Lula aparece na liderança com 39% das intenções de voto, enquanto na pesquisa Datafolha esse número é de 44%. “Por isso é que a pesquisa Ibope a ser divulgada amanhã vai atrair a atenção do mercado, pois poderemos ver se esse novo Ibope seguirá a mesma tendência dos números apresentados pelo Datafolha no final de semana, ou seja, novo crescimento de Lula e queda de José Serra”, explicou Illanes. Ele mantém ainda a aposta de um segundo turno entre Lula e Serra. “No Datafolha, por exemplo, o percentual de indecisos é de 8%. Essa parcela não deve votar inteiramente em branco ou anular os votos, o que torna difícil neste momento apostar numa vitória de Lula já no primeiro turno”, acrescentou.

Para o estrategista de câmbio para mercados emergentes do banco HSBC, Amir Ben-Gacem, se a pesquisa Ibope de amanhã mostrar números semelhantes à do Datafolha do final de semana passado, o real poderá atingir níveis críticos, inclusive testando o patamar de R$ 3,61 por dólar, atingido em 31 de julho passado. “O que mais surpreendeu o mercado foi a diferença entre os números do Ibope, da sexta-feira, e do Datafolha, do final de semana. Definitivamente, o resultado do Datafolha estragou a festa da sexta-feira passada, quando Lula havia caído 2 pontos percentuais na pesquisa Ibope”, disse Ben-Gacem à Agência Estado. Ele acredita ainda numa disputa de segundo turno entre Lula e Serra. “Mas se fosse fizer uma previsão hoje para o resultado do segundo turno, as pesquisas mostram uma diferença grande a favor de Lula”, acrescentou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade